Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

As tarifas afetarão a Costa Rica devido ao aumento das exportações

San José, 18 abr (Prensa Latina) O impacto das tarifas estadunidenses sobre a Costa Rica será maior porque 47,44 por cento de suas exportações totais são para o país do norte, informou hoje a Agência de Promoção do Comércio Exterior (Procomer).

A entidade nacional informou os 15 principais produtos que enviou aos Estados Unidos durante os últimos cinco anos, em meio ao atual debate nacional sobre as tarifas de 10 porcento anunciadas por Washington contra esse e outros Estados, acrescentou o jornal El Observador.

Os embarques foram liderados pelo setor agrícola desde 2020, o primeiro ano da pandemia, com três produtos principais, abacaxi, banana e café dourado, representando mais de 20 porcento do total.

Outros produtos do campo que entraram no top 15 foram mandioca, açúcar, melão, chuchu e abacaxi orgânico. Os demais produtos da lista foram pneus para veículos, sucos e concentrados, frutas tropicais e barras de ferro ou aço, de acordo com o Procomer, citado pelo El Observador.

Os 15 produtos que geraram mais divisas em 2020 representaram 29,13 porcento das exportações da nação centro-americana para os Estados Unidos, enquanto os 70,87 porcento restantes corresponderam a uma ampla variedade de produtos, mas com um valor menor.

O abacaxi continuou a liderar as vendas para o país do norte em 2022, embora com uma participação menor do que nos anos anteriores (7,89 porcento ), enquanto, pela primeira vez em cinco anos, os equipamentos de infusão e transfusão para soro representaram US$ 405,6 milhões, 5,9% do valor das exportações naquele ano.

A mídia local lembrou que, embora Trump tenha anunciado tarifas de 10 porcento sobre as exportações da Costa Rica, as taxas ainda não estão totalmente claras, além do fato de que o país está no grupo de países com as tarifas mais baixas.

A mídia local comenta que as políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, geram incertezas no país e no mundo, mas estimam que na nação centro-americana a preocupação é maior, já que o país do norte é seu principal parceiro comercial.

O segundo destino para o qual a Costa Rica envia suas exportações é a Holanda, mas apenas com 8,58 porcento do total.

oda/apb/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa