O Embaixador Alberto Blanco Silva e o Coronel Waldo Pérez Cortés, Adido Militar, Naval e Aéreo, receberam o Major General Ye Jiang, Diretor Adjunto do Escritório de Colaboração Militar Internacional da Comissão Militar Central da China, juntamente com outros representantes do Exército de Libertação Popular.
Os dois lados reafirmaram a amizade entre os dois povos e as forças armadas, especialmente no âmbito das comemorações do 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.
Antes disso, os diplomatas cubanos credenciados aqui e outros membros da missão estatal da maior das Antilhas comemoraram o evento.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel liderou hoje um evento político-cultural em Havana para comemorar o 64º aniversário da proclamação do caráter socialista da Revolução, um evento de significado especial para a ilha.
Essa proclamação foi feita durante os serviços funerários para as vítimas do bombardeio dos EUA nas bases aéreas de Ciudad Libertad, San Antonio de los Baños e Santiago de Cuba.
Durante o enterro dos mortos, o líder histórico, Fidel Castro, falou às pessoas reunidas na esquina central da 23ª com a 12ª no bairro de Vedado, na capital, e ratificou para o mundo o caráter socialista da nascente Revolução Cubana.
Naquela ocasião, ele disse: “…e que fizemos uma revolução socialista debaixo do nariz dos Estados Unidos, e que defendemos essa revolução socialista com essas armas, e que defendemos essa revolução socialista com a coragem com que ontem nossos artilheiros antiaéreos crivaram de balas os aviões agressores”.
Soldados e milicianos com rifles erguidos, juntamente com trabalhadores e o povo em geral, aprovaram as palavras do líder destacado e ratificaram sua disposição de defender o processo social iniciado em 1959 até a última gota de sangue.
Fidel Castro também denunciou a iminente invasão da ilha, organizada pelo governo dos EUA.
Foi exatamente na madrugada de 17 de abril de 1961 que um grupo treinado, equipado e financiado pela Casa Branca desembarcou em Playa Girón e Playa Larga.
Em menos de 72 horas de combates pesados, os mercenários foram derrotados e se renderam em Playa Girón ao pôr do sol do dia 19, e essa ação representou “a primeira grande derrota do imperialismo na América Latina”.
ro/idm/bm