Segunda-feira, Maio 05, 2025
NOTÍCIA

Licença de gás de Trinidad e Tobago revogada

Porto de Espanha, 9 abr (Prensa Latina) O primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Stuart Young, informou hoje que o governo dos Estados Unidos revogou hoje a licença de exploração de campos de gás natural no Caribe com a Venezuela.

Young reconheceu que foi informado da decisão do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) de cancelar a permissão concedida em dezembro de 2023 que facilitou a colaboração entre os dois países e empresas como a Shell.

A permissão, segundo o presidente, permitiu que a trabalhasse na exploração de reservas na chamada Plataforma Deltana, uma área com milhões de dólares em reservas de gás no Mar do Caribe.

Young disse que solicitou uma reunião com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para discutir a medida, e reconheceu que não tem mais detalhes no momento.

Trinidad e Tobago é o segundo maior produtor de gás do Caribe e, em 2024, assinou um acordo com a empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA para desenvolver os campos de gás de Cocuina-Manakin em conjunto com empresas norte-americanas.

mem/ohh/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa