Terça-feira, Março 25, 2025
NOTÍCIA

Lula inaugurará obras hídricas e hospitais no Nordeste do Brasil

Brasília, 19 de mar (Prensa Latina) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará hoje dois estados do Nordeste do Brasil para inaugurar obras relacionadas ao abastecimento de água e um centro de saúde, projetos vitais em sua gestão.

Segundo a agenda divulgada por fontes oficiais, Lula chegará de manhã cedo a Jucurutu, maior município do estado do Rio Grande do Norte, onde abrirá solenemente a operação da barragem de Oiticica, em operação há mais de 10 anos.

Na ocasião, o presidente estará acompanhado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, que lidera os investimentos na transposição do Rio São Francisco para os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Para a divisão territorial serão dois ramais, o Apodi Mossoró, entrando pela região de Pau dos Ferros (esta parte da transposição é de 72%) e o outro no Piranhas-Açu, onde fica o reservatório Oiticica, com capacidade para armazenar 742 milhões de metros cúbicos de água.

A construção do complexo de Oiticica começou em 2013, durante o Governo de Dilma Rousseff, e se estendeu até o final de 2024, quando foi finalmente concluída.

A obra visa levar água a 294 mil pessoas em 22 municípios da região do Seridó.

O projeto para sua construção foi elaborado há 72 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, responsável pela barragem.

Desde o início das obras até o momento, foram entregues ao reservatório 765.988.792 reais (pouco mais de 125 milhões de dólares), sendo 161 milhões (quase 29 milhões de dólares) provenientes do Novo Programa de Crescimento Acelerado do governo, que busca promover o progresso econômico e a inclusão social no Brasil.

Após inaugurar a barragem, Lula, a governadora Fátima Bezerra e Goerz assinarão a Ordem de Serviço para a construção do adutor principal do Agreste Potiguar, obra considerada essencial para abastecer diversas cidades da região.

Em seguida, o presidente retornará a Mossoró, município do interior do Rio Grande do Norte, e seguirá para Fortaleza, capital do estado do Ceará (Nordeste).

Lá ele se reunirá com o ministro da Educação, Camilo Santana, para inaugurar o Hospital Universitário do Ceará, na Universidade Estadual do Estado, campus Itaperi.

Tal centro será um marco na formação de profissionais de saúde e na inovação acadêmica, além de fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e atendimento de excelência à população cearense.

ro/ocs / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa