Desenvolvido em colaboração com a multinacional de tecnologia NTT DATA, o programa destaca o objetivo de levar a ópera às novas gerações de forma didática, divertida e informativa por meio da recriação virtual de Francesca Caccini (1587-1641), a primeira mulher autora de uma ópera.
Os Prêmios Gênio celebraram sua décima oitava edição em Santander, no norte da Espanha, uma iniciativa do grupo de comunicações Vocento que reconhece ações destinadas a resolver problemas de forma criativa, projetando ideias inovadoras para oferecer produtos e serviços úteis à sociedade.
Com base em documentos que retratam o compositor florentino, o Teatro Real e a NTT DATA criaram um esboço tridimensional que recebeu sua própria voz: Francesca Caccini.
Assim, a compositora se torna a protagonista de uma série de programas intitulada à “pera en corto, na qual ela revela ao público os segredos de uma produção de ópera com explicações sobre o libreto, a música, o contexto histórico e social ou anedotas relacionadas a cada título.
As gravações feitas no Teatro Real, reduzidas a 45 minutos de duração, destacam o conteúdo de óperas emblemáticas do repertório, como La bohîme e El barbero de Sevilla.
O Teatro Real ressaltou que a ideia foi originalmente planejada originalmente concebida para levar a ópera e a música clássica às escolas, como parte do programa educacional El Real en tu clase (O Teatro Real em sua sala de aula).
Assim, disse ele, Francesca Caccini também nos acompanha em hospitais, prefeituras e centros culturais que desejam diversificar e expandir suas atividades culturais ligadas a um interessante trabalho social.
mem/ft/bm