“Estão se precipitando um pouco. Nós não queremos fazer isso. Ontem, falando com a imprensa, tanto Marco Rubio quanto Mike Waltz disseram que, por meio de vários canais, nos darão informações detalhadas sobre a essência da conversa que ocorreu em Jeddah”, disse o porta-voz.
Portanto, Moscou está aguardando que o secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Mike Waltz, informe a Rússia sobre os detalhes das negociações que ocorreram entre Washington e Kiev em 11 de março, disse Peskov.
Estamos planejando contatos com os americanos nos próximos dias e esperamos receber informações completas durante essas conversas, acrescentou.
Na terça-feira, 11 de março, representantes dos EUA e da Ucrânia se reuniram em Jeddah, na Arábia Saudita, por cerca de nove horas e meia. Após as conversas, o site oficial de Vladimir Zelensky emitiu uma declaração conjunta, segundo a qual Kiev está pronta para aceitar a proposta de Washington de um cessar-fogo de 30 dias, enquanto os EUA se comprometem a retomar imediatamente o compartilhamento de informações e a assistência militar.
A declaração também afirma que as partes concordaram em selar o mais rápido possível um acordo sobre a exploração de recursos minerais essenciais para o fortalecimento da economia ucraniana.
O chefe do gabinete de Zelenski, Andrei Yermak, anunciou que o acordo mineral será assinado quando Washington considerar apropriado.
Mais cedo, o presidente russo Vladimir Putin disse que um acordo na Ucrânia não deve levar a uma breve cessação das hostilidades, mas a uma paz de longo prazo.
mem/gfa/bm