A legislação tem como objetivo agilizar vários serviços relacionados à imigração, incluindo entrada, permanência e saída de estrangeiros na nação do sul da Ásia, disse o Ministro de Estado para Assuntos Internos, Nityanand Rai, que a apresentou aos parlamentares indianos em nome de Amit Shah, o principal ministro do setor.
De acordo com Rai, o projeto de lei propõe, entre outras coisas, que o governo central receba certos poderes para regulamentar questões relacionadas a estrangeiros, incluindo requisitos de visto e registro.
Ele também estipula que seja concedida permissão para estabelecer um projeto de lei para tratar de assuntos relacionados ou incidentais aos visitantes.
O projeto de lei foi rejeitado pela oposição com o argumento de que ele viola “vários direitos fundamentais”, de acordo com o Financial Express.
Em resposta às críticas, o funcionário defendeu o projeto de lei e disse que o parlamento tinha total autoridade legislativa para aprovar tal legislação, informou o jornal.
Enfatizando a necessidade de segurança nacional, Rai disse que, embora a Índia receba bem os turistas, garantir a paz e a soberania da nação continua sendo a principal prioridade.
No início do dia, o Parlamento aprovou o Projeto de Emenda da Ferrovia com o objetivo de simplificar e modernizar as operações ferroviárias na Índia.
Também aprovou as Regras de Conhecimentos de Embarque de 2024, que visam alinhar várias disposições com as legislações modernas para facilitar a simplificação e a compreensão, mantendo os aspectos substantivos da lei existente.
A segunda parte da sessão orçamentária do Parlamento começou na segunda-feira e continuará até 4 de abril.
mem/lrd/bm