Atualmente, está sendo desenvolvido um plano que estabelece os critérios essenciais para a aplicação de medidas apropriadas para protegê-los.
De acordo com o jornal digital Haiti Libre, o sistema costeiro haitiano está estruturado em três categorias principais.
Em primeiro lugar, existem as áreas onde a terra e o mar interagem, que abrangem vários ecossistemas costeiros; em segundo lugar, áreas sensíveis às mudanças climáticas, especialmente propensas à erosão, inundações e elevação das águas.
Por fim, áreas com forte dinâmica socioeconômica, incluindo infraestrutura costeira, meios de subsistência da comunidade, agricultura e habitação.
As áreas costeiras do Haiti, embora expostas a várias vulnerabilidades, têm um potencial significativo para o desenvolvimento econômico, observou o jornal
É fundamental uma avaliação dos riscos climáticos nas zonas costeiras, sempre levando em conta a morfologia das costas e sua exposição a fenômenos naturais, pois esses são elementos decisivos na análise das vulnerabilidades
A distribuição da densidade populacional nas áreas costeiras também é um fator a ser levado em conta, assim como o status de conservação dos ecossistemas ameaçados.
Em resposta a esses desafios, o estabelecimento de um sistema de alerta precoce, o desenvolvimento de planos de evacuação adequados e o fortalecimento da infraestrutura costeira são algumas das medidas de gerenciamento prioritárias identificadas neste trabalho.
mem/joe/bm