13 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Preparativos para eleições judiciais parciais avançam na Bolívia

Preparativos para eleições judiciais parciais avançam na Bolívia

La Paz, 26 nov (Prensa Latina) Os tribunais eleitorais de departamentos bolivianos de Potosí, Tarija e Oruro continuam hoje a socialização dos méritos dos candidatos às eleições judiciais parciais marcadas para 15 de dezembro.

No último domingo, no município de Pocoata, Potosí, foi realizado o primeiro ciclo de fóruns para fornecer aos eleitores informações detalhadas sobre os méritos e propostas técnicas dos candidatos ao Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) e ao Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) , afirma nota institucional.

A presidente do TED de Potosí, Rocío Mamani, abriu o fórum, enquanto o executivo seccional do município de Pocoata, Simón Vidaguayo, deu as boas-vindas às autoridades e candidatos que viajaram para a área.

Representando os vizinhos, Mario Muyurico, curaca de Majasaya, reconheceu a importância destes espaços para que a população possa conhecer as propostas dos candidatos e tomar decisões informadas.

Segundo o relatório, estes fóruns serão alargados a outros municípios do departamento, com o objetivo de promover o voto responsável e divulgar a carreira, a formação académica, a experiência profissional, a visão e as propostas técnicas de cada candidato.

O TED de Potosí, em coordenação com instituições acadêmicas e meios de comunicação, organiza um total de seis fóruns nessa jurisdição.

Tarija, por sua vez, realizou o primeiro fórum informativo no dia 22 deste mês no Teatro Municipal de São Francisco, na cidade de Villa Montes, localizada na Região Autônoma do Gran Chaco.

Conforme relatado, o Serviço Intercultural para o Fortalecimento Democrático (Sifde) do TED de Tarija planeja realizar um total de cinco fóruns de informação, dois na cidade de Tarija, um em Bermejo e outro em Yacuiba.

Por sua vez, o TED de Oruro realizou esta segunda-feira um fórum informativo em Huanuni para divulgar os méritos e propostas técnicas dos candidatos ao TCP e ao TSJ, no âmbito de um programa que se estenderá até 11 de dezembro nas jurisdições onde se realizam estas eleições. será realizado.

Uma decisão da Câmara IV do TCP ratificou a decisão da Primeira Câmara Constitucional de Beni e declarou nula a convocatória para a eleição de magistrados para o TSJ nos departamentos de Beni e Pando; Da mesma forma, também considerou nula a convocação do TCP nos departamentos de Pando, Cochabamba, Santa Cruz, Beni e Tarija.

O membro do Tribunal Supremo Eleitoral Tahuichi Tahuichi Quispe descreveu o TCP como “superpotência” em entrevista ao canal DTV, e criticou sua interferência nos demais poderes do Estado boliviano, em particular os magistrados da Câmara IV, Gonzalo Miguel Hurtado e René Yván Espada.

lam/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES