Em uma carta, o presidente russo Vladimir Putin expressou suas saudações a Ortega e acrescentou que seu país aprecia sua contribuição pessoal para a construção de relações de parceria estratégica entre Moscou e Manágua.
Estou convencido de que, unindo nossos esforços, garantiremos o desenvolvimento dessas relações para o bem dos povos russo e nicaraguense. Desejo-lhe sinceramente boa saúde, prosperidade e sucesso em sua administração estatal”, disse Putin.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que enviou um caloroso abraço da nação caribenha e votos de saúde, prosperidade e novas vitórias, também fez uma declaração no site de rede social X.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro, em outro comunicado, expressou suas mais sinceras felicitações nesse dia especial em nome do povo e do governo bolivariano, mencionando a liderança incansável e o compromisso de Ortega com seu povo.
Comandante, seu exemplo de luta e perseverança tem sido uma fonte de inspiração para muitos e sua dedicação à causa da justiça e da soberania nacional reflete o amor e o respeito que você tem pela Nicarágua, seu povo e a Revolução Sandinista”, disse ele.
Maduro desejou saúde, sucesso e bênçãos ao estadista nicaraguense para que ele possa continuar a guiar o país pelo caminho da paz e do progresso dentro da estrutura dos ideais de unidade e solidariedade do povo de Augusto C. Sandino.
Com a liderança do povo venezuelano, Cilia (Flores) e eu nos despedimos de você e de nossa querida companheira Rosario Murillo, reiterando hoje, mais do que nunca, nosso compromisso com o corajoso povo nicaraguense”, disse o dignitário venezuelano.
Por sua vez, o governante da Abkhazia, Aslan Georgievich, em outra carta, destacou o serviço incansável do líder sandinista para o bem do país, bem como sua lealdade inabalável aos ideais da Revolução.
O povo da Abkhazia se lembra com gratidão da sua decisão de reconhecer a independência do nosso país, e estamos prontos para desenvolver uma cooperação total com a Nicarágua, diz a carta, enfatizando que Ortega ganhou o respeito e o amor dos nicaraguenses.
Você trabalhou abnegadamente para o bem do seu país e demonstrou devoção imutável aos ideais da Revolução, o povo da Ossétia do Sul lembra com gratidão seu apoio e contribuição para a promoção do reconhecimento internacional do nosso Estado”, disse um telegrama do presidente Alan Gagloev.
Ele também expressou interesse em dar continuidade ao fortalecimento das relações fraternas e da cooperação entre os dois países com a participação ativa de Ortega.
ga/ybv/glmv