Depois de assinar duas reformas constitucionais, uma sobre a Guarda Nacional e outra sobre os direitos dos povos indígenas, e apresentar um balanço de sua administração, o presidente foi surpreendido por um vídeo musical com uma canção dedicada à sua luta e à transformação empreendida no país.
Frases como “nunca esqueceremos você em vida, porque só os ingratos são aqueles que esquecem”, “tristeza e esperança se unem, porque a vida continua e o México segue em frente” e “é um orgulho e uma honra ter lutado com Obrador” emocionaram o presidente, que tem um índice de popularidade de cerca de 70 porcento.
Como resultado de sua administração, mais de 9,5 milhões de pessoas saíram da pobreza, a desigualdade foi reduzida, houve números recordes em investimentos estrangeiros diretos e remessas, bem como uma taxa de desemprego mensal de 2,7%, considerada uma das mais baixas da história (no país e no mundo).
Sinto-me muito orgulhoso, muito feliz por termos atendido a todos, ouvido a todos, respeitado a todos, mas demos preferência aos mais necessitados. Colocamos em prática nosso princípio de que, para o bem de todos, primeiro os pobres, e isso não foi apenas uma proclamação”, enfatizou antes.
Ele também disse que está saindo “muito feliz” porque amanhã entregará a faixa presidencial a “uma mulher excepcional, uma humanista, uma mulher cheia de amor, humildade e bons sentimentos”, disse ele, referindo-se a Claudia Sheinbaum, que se tornará a primeira mulher presidente do México.
Esta segunda-feira foi a 1438ª ‘manhãs’, de acordo com Jesús Ramírez, coordenador geral de Comunicação Social.
De segunda a sexta-feira, por volta das 07:00, horário local, e ao final da reunião com o Gabinete de Segurança, o chefe de Estado estabeleceu esse meio de comunicação direta com os cidadãos, por meio do qual mostrou os resultados da administração, explicou projetos e respondeu a perguntas de jornalistas.
Cada uma das conferências, realizadas no Palácio Nacional da capital ou em instalações em outros estados, foi transmitida pela Internet, por meio de plataformas como X ou Youtube, e também constituiu uma forma, na opinião das autoridades, de desmantelar as campanhas da mídia contra o executivo.
López Obrador agradeceu aos presentes por participarem desses espaços por quase seis anos, “esse diálogo circular que termina hoje”.
Estou muito satisfeito que esse exercício de comunicação autêntica continue, com mensagens para frente e para trás, como oferecido pelo presidente eleito”, disse ele.
jha/las/glmv