8 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A Síria condena o bloqueio dos EUA a Cuba

A Síria condena o bloqueio dos EUA a Cuba

Damasco, 30 set (Prensa Latina) O ministro sírio de Relações Exteriores, Bassam Sabbagh, expressou hoje o enérgico rechaço de seu país ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo estadunidense contra a ilha, anunciou-se hoje aqui.

Damasco condena o bloqueio imposto a Cuba há décadas e rejeita a falsa lista elaborada pela administração dos EUA de supostos países que patrocinam o terrorismo, disse o ministro das Relações Exteriores ao ler a declaração da Síria na septuagésima nona sessão da Assembleia Geral da ONU.

Ele também expressou solidariedade à Venezuela diante da interferência flagrante em seus assuntos internos e das políticas hostis de Washington contra o país.

O delegado sírio exigiu a suspensão imediata de todas as medidas coercitivas unilaterais impostas pelos países ocidentais à Rússia, Irã, Venezuela, Belarus, Cuba, Nicarágua, República Democrática da Coreia, Eritreia e outros, bem como à Síria.

Por outro lado, ele disse que Damasco reafirma seu apoio ao direito da Federação Russa de se defender e proteger sua segurança nacional em resposta às políticas agressivas do Ocidente e em rejeição à lógica da hegemonia e da unipolaridade.

Ele condenou as tentativas de confiscar os ativos financeiros russos.

Sabbagh reafirmou seu total apoio ao direito da República do Irã de usar a energia nuclear para fins pacíficos e elogiou a abordagem construtiva e responsável seguida pelo Irã nesse campo.

Ele também expressou seu apoio ao princípio de uma só China e às posições da República Popular da China no enfrentamento das tentativas de interferência externa em seus assuntos internos.

O chefe da diplomacia pediu o fim das manobras e exercícios militares realizados pelos Estados Unidos na Península Coreana e considerou que eles levam a uma escalada de tensão na região.

Ele alertou que as agressões de Israel estão levando a região à beira de uma escalada e de um confronto perigosos, cujas consequências são imprevisíveis e terão efeitos desastrosos sobre a paz e a segurança na região e fora dela.

Ele pediu a todos os estados membros da organização internacional que trabalhem para pôr fim à agressão israelense contra a Palestina, a Síria e o Líbano, e que responsabilizem as autoridades de ocupação por seus crimes, para que não escapem da punição.

Por outro lado, o Ministro das Relações Exteriores destacou que a Síria olha para o futuro com toda a esperança e otimismo, mas o sucesso de seus esforços exige necessariamente que o Ocidente pare de politizar coletivamente o trabalho humanitário e de vinculá-lo à condicionalidade política.

Ele conclamou os países do mundo a serem corajosos e a tomarem a decisão certa que garantirá um presente e um futuro melhores para as gerações futuras e salvará a humanidade do flagelo de grandes guerras no horizonte, apoiando uma ordem global multipolar mais justa e equilibrada.

ro/fm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES