O evento será realizado nas províncias de Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo e abrangerá seis rotas dedicadas a passeios em fazendas, caminhadas, safáris fotográficos, náuticos, turismo acessível, bem-estar e trekking.
Em declarações à Prensa Latina, o diretor da agência de viagens Ecotur, Raúl Naranjo, explicou que este é o evento mais importante de turismo, natureza, aventura e rural que será realizado em Cuba.
O encontro, de caráter internacional, está dirigido principalmente a agências de viagens e operadores turísticos especializados, embora também participem jornalistas e outras entidades dedicadas à promoção desse tipo de turismo.
Naranjo acrescentou que a rota do safári fotográfico é um produto novo, consultado previamente com as operadoras de turismo, que consideraram seu potencial de marketing.
Especificou que essa atividade é realizada em transporte 4×4 e outros meios de transporte com a possibilidade de transitar por lugares de difícil acesso, junto com a proposta de turismo acessível para mostrar o progresso de Cuba como destino nessa modalidade.
Por outro lado, o diretor de eventos da Ecotur, Francisco Longino, destacou a essa agência que a Turnat 2024 permitirá mostrar ao mundo os pontos fortes de Cuba no turismo e na natureza, bem como sua rica biodiversidade de flora e fauna.
Também permitirá que Cuba se torne um destino de turismo de natureza, rural e de aventura.
Longino considerou que o cenário cubano na natureza é rico, dimensionado e, acima de tudo, pressupõe um valor de desenvolvimento sustentável, de natureza acessível e inclusiva, com respeito à natureza e ao meio ambiente.
Tudo o que fazemos em Cuba, assegurou, é para que as pessoas conheçam, protejam e mudem sua forma de agir em relação às gerações atuais e futuras, concluiu.
npg/tdd/glmv