O lote foi doado pela Bavarian Nordic e segue o envio na semana passada de 215 mil doses doadas pela União Europeia à RDC.
A Gavi liberou US$ 2,9 milhões em fundos de emergência para apoiar a distribuição das vacinas, já que a CEO da Gavi, Sania Nishtar, diz que a prioridade é trabalhar com parceiros para garantir que esses e outros imunógenos cheguem aos necessitados da forma mais rápida e eficaz possível.
A RDC é o epicentro do surto global de Mpox, com aproximadamente 94% de todos os casos registrados e 99% das mortes relacionadas.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Africana, houve 4.799 casos confirmados, 17 mil 801 casos suspeitos e 610 mortes na RDC de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2024.
A Gavi informa em seu site que, além de ajudar a apoiar a resposta africana por meio do fornecimento de doses doadas, também está em discussões com os fabricantes com o objetivo de adquiri-las diretamente, com seu Fundo de Primeira Resposta ativado para fornecer apoio financeiro inicial.
Também está trabalhando para criar um estoque de vacinas contra o Mpox, acrescentaram.
ro/kmg/glmv