8 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

161 detidos desaparecidos ainda não foram encontrados no Uruguai

161 detidos desaparecidos ainda não foram encontrados no Uruguai

Montevidéu, 10 set (Prensa Latina) A lista de detidos desaparecidos que se encontra hoje no Uruguai inclui 161 pessoas, de um total de 197 vítimas desses crimes cometidos pela ditadura, revelou-se hoje.

Foi o que afirmou a coordenadora do Grupo de Investigação em Antropologia Forense (GIAF) da Universidade da República, Alicia Lusiardo, durante um debate sobre a busca dos desaparecidos na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República.

A lista dos desaparecidos tem 197 nomes, disse Lusiardo.

O Comissário salientou que, após as identificações e descobertas de restos mortais, “a tarefa que temos pela frente é a de 161 pessoas que não foram localizadas”.

“Estamos sempre a trabalhar com dados ou testemunhos escassos ou indiretos”, com um nível de imprecisão muito elevado, o que dificulta a tarefa principal do grupo, que é a procura de restos mortais, disse.

Lusiardo explicou que o GIAF trabalha em “grandes propriedades”, por vezes com mais de 400 hectares.

Por esta razão, e porque “a informação que temos não é de valas comuns” mas de “enterros individuais”, a busca “torna-se muito difícil”, explicou.

Os seis corpos de detidos desaparecidos identificados desde 2005 até à data são os de Ubagésner Chaves Sosa, Fernando Miranda, Julio Castro, Ricardo Blanco, Eduardo Bleier e Amelia Sanjurjo.

As ossadas de Castro, Blanco e Sanjurjo foram encontradas no terreno do 14º Batalhão das Forças Armadas, onde, a 30 de julho, foram encontrados os restos mortais de um homem que, à data da sua morte, tinha entre 43 e 57 anos de idade.

Em declarações ao La Diaria, o cientista forense explicou que as amostras desta última descoberta estão a ser estudadas no laboratório da Equipa Argentina de Antropologia Forense, em Córdoba.

“Aí começa o procedimento de extração do perfil genético desses restos mortais”, disse. Quando o perfil estiver completo, será comparado com “a base de dados de referência de familiares de detidos uruguaios desaparecidos”.

mem/ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES