13 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Suprema Corte do Chile suspende magistrado por suposta corrupção

Suprema Corte do Chile suspende magistrado por suposta corrupção

Santiago do Chile, 9 set (Prensa Latina) Em reunião extraordinária, a Suprema Corte de Justiça do Chile suspendeu hoje a juíza Ángela Vivanco de seu cargo por sua ligação com o advogado Luis Hermosilla, acusado de corrupção e outros crimes.

As ligações entre os dois foram reveladas após análise do telefone do criminoso, que se encontra em prisão preventiva após ser acusado de branqueamento de capitais, suborno e crimes contra o erário.

O escândalo conhecido como “caso do áudio” pode se tornar um dos maiores da história do país devido aos vínculos de Hermosilla com ex-funcionários do governo, políticos e empresários, aos quais agora se junta o juiz Vivanco.

A publicação de uma extensa troca de mensagens indica que o outrora poderoso jurista fez campanha para conseguir a sua nomeação para o mais alto tribunal do país em 2018, durante o governo de Sebastián Piñera.

Esse tipo de ação também teria ocorrido com o magistrado Jean Pierre Matus, mas agora o fato é mais grave porque há evidências de que Vivanco fez inúmeros favores a Hermosilla desde seu alto cargo, o que qualifica como tráfico de influência.

Segundo o chefe da pasta da Justiça, Luis Cordero, este tipo de situações são preocupantes porque podem comprometer abertamente a independência e a imparcialidade do sistema judicial.

Por sua vez, a porta-voz do governo, Camila Vallejo, reconheceu que na América Latina, o Chile está entre os países com pior avaliação dos seus tribunais e juízes e não acredita na existência de igualdade perante a lei.

ro/car/eam/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES