Os organizadores da 40ª sessão do evento, que ocorrerá de 1º a 6 de outubro no país do norte da África, disseram em um comunicado que os filmes relatam vários aspectos da ocupação e da luta do povo palestino.
De acordo com o projeto, será apresentado o filme “No Answer”, do diretor Razan Yaghi, que conta uma história real sobre famílias palestinas durante a Nakba (catástrofe, em árabe), como a criação do Estado judeu em 1948 e a expulsão de centenas de milhares de habitantes da região.
O documentário “Talking Stones”, dirigido por Khalil Hamada Gobran, que trata da história da Mesquita Al-Aqsa na Cidade Velha de Jerusalém, uma área ocupada por Israel após a guerra de 1967, também será exibido.
Far from the Sun” conta a história da tortura de prisioneiros palestinos em prisões israelenses, enquanto o documentário “Shireen” é sobre a jornalista Shireen Abu Akleh, que foi baleada e morta por soldados israelenses enquanto fazia uma reportagem sobre um ataque militar à cidade de Jenin, na Cisjordânia, em 2022.
Mais de 40.000 palestinos foram mortos e 94.000 ficaram feridos na Faixa de Gaza desde o início da campanha de guerra contra o território, há 11 meses, provocando uma onda de condenação na região.
jf/rob/bm