A instituição anfitriã convida o público, por meio de suas redes sociais, a não perder, a partir das 18 horas locais desta sexta-feira, a seleção especial de suas canções e a revisão de sua discografia de mais de 15 anos, acompanhada de poesia e da bela música da trova chilena.
Além disso, a banda cubana Bonus se juntará a essa celebração artística.
A Casa de las Americas observa que a Island Tour de Chinoy continuará até 20 de setembro, levando sua magia a Havana e à província ocidental de Matanzas.
De acordo com o site da Cubarte, em sua primeira visita a Cuba, o compositor chileno chegou atraído pela poesia de José Martí, pela trova de Silvio Rodríguez e pela imaginação artística que essa lenda da trova cubana, apoiada pela Casa de las Américas desde seu início, despertou no distante Chile.
Como parte da chamada “terceira geração de cantores e compositores chilenos”, o trabalho de Chinoy tem sido associado à trova, ao folk, ao rock e ao punk.
Com um amplo universo poético que transparece em sua voz peculiar, Chinoy construiu uma produção discográfica de um total de sete álbuns musicais, desde Que salgan los dragones, aclamado pelo público em 2009, até Raricomio, seu mais recente álbum de estúdio gravado no México no ano passado.
Eles são acompanhados por sua projeção literária e pictórica.
Chinoy também levou sua arte a várias partes do mundo, por meio de feiras e festivais literários e turnês na Europa, Ásia e América Latina.
mem/dla/bm