10 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Avanços em questões de segurança destacados em Honduras

Avanços em questões de segurança destacados em Honduras

Tegucigalpa, 6 ago (Prensa Latina) O ministro da Segurança de Honduras, Gustavo Sánchez, destacou o progresso de seu país nessa área e afirmou que esta nação centro-americana realiza hoje múltiplas estratégias para reduzir a criminalidade.

Numa mensagem de vídeo divulgada pelo secretário de imprensa do Governo hondurenho, o responsável destacou que uma das ferramentas que tem contribuído para a redução deste flagelo tem sido o chamado plano “Solução contra o Crime”.

A este respeito, Sánchez explicou que com esta estratégia na sua terceira fase, foram implementadas 13 medidas radicais contra o crime, das quais algumas são de aplicação imediata, enquanto outras requerem uma reforma legal no Congresso Nacional.

“As medidas imediatas que estão a ser aplicadas têm a ver com a intensificação das operações policiais para prevenir, dissuadir e controlar a criminalidade comum e organizada e os problemas de convivência”, destacou.

Segundo o ministro, estas medidas incluem também a construção de duas mega prisões, uma na Isla del Cisne para pessoas privadas de liberdade que integram estruturas criminosas, e outro centro de detenção que será construído no departamento de Gracias a Dios com um capacidade para aproximadamente 20 mil internos.

A autoridade comentou que este número é o que consideram ser o número de pessoas que poderão ser detidas quando entrar em vigor a reforma que classifica membros de estruturas criminosas como maras (gangues) como terroristas.

“Já transferimos para o plenário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional (CNDS) e do Congresso Nacional (CN), e entendemos que é“fazer o lobby necessário para aprovar estas reformas que têm a ver com a figura que já referimos, e com o aumento de alguns tipos de penas para determinadas manifestações criminosas”, explicou.

O CNDS indicou num comunicado oficial há várias semanas que o CN deve reformar o Código Penal para que as pessoas pertencentes a maras (gangues) e gangues do crime organizado que cometam crimes de assassinos de aluguel, tráfico de drogas, extorsão, sequestro, tráfico de armas e outros crimes , são classificados como terroristas.

Como parte das estratégias de segurança aqui, o Executivo implementou o Estado de Exceção parcial desde dezembro de 2022, que é prorrogado de tempos em tempos e segundo as autoridades policiais a medida permitiu resultados importantes, incluindo a redução da taxa de homicídios e o desmantelamento de. mais de 150 gangues criminosas.

mem/ybv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES