19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente polonês rejeita adesão da Ucrânia à OTAN

Presidente polonês rejeita adesão da Ucrânia à OTAN

Varsóvia, 10 jul (Prensa Latina) O presidente polonês Andrzej Duda negou hoje a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) enquanto durar a operação militar especial russa.

Ao mesmo tempo, o próprio líder polonês declarou sua disposição de ir mais longe do que outros estados da aliança na promoção de um convite oficial e completo da Ucrânia para o bloco.

De acordo com a agência de notícias Polsat, outros líderes do bloco militar, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, não pretendem chegar a um acordo sobre datas concretas para a admissão da Ucrânia à organização na cúpula de Washington, que será realizada até amanhã.

Em setembro de 2022, a Ucrânia solicitou a adesão ao bloco do Atlântico Norte de forma acelerada e, em 11 de julho de 2023, adotou uma declaração final na cúpula de Vilnius, expressando confiança de que o futuro do país está na aliança. Mas o provável momento da admissão não foi anunciado.

A organização tem enfatizado repetidamente que a adesão à OTAN é impossível enquanto a Ucrânia estiver em estado de conflito.

Após o lançamento, em 24 de fevereiro de 2022, de uma operação militar especial russa na Ucrânia em conexão com o pedido de assistência dos líderes das repúblicas de Donbass, o Ocidente começou a introduzir várias sanções em grande escala contra a Federação Russa.

Junto com isso, os países ocidentais desistiram de comprar hidrocarbonetos da Federação Russa e começaram a fornecer armas e equipamentos militares para Kiev.

Por sua vez, o Kremlin reiterou várias vezes que as penalidades ocidentais afetam principalmente os países que as introduzem, e os objetivos da operação militar especial serão alcançados.

mem/amp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES