20 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China rejeita difamações da OTAN e questiona o seu avanço na Ásia

China rejeita difamações da OTAN e questiona o seu avanço na Ásia

Beijing, 9 jul (Prensa Latina) A China rejeitou hoje as difamações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e questionou as ações do bloco militar na Ásia-Pacífico.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lin Jian, observou que a OTAN, apesar de se apresentar como uma organização defensiva regional, atravessa constantemente fronteiras para expandir o seu poder, instigar confrontos e exercer hegemonia e intimidação.

“A chamada segurança da OTAN ocorre às custas da segurança de outros países e as suas ações trouxeram riscos de segurança extremamente elevados para o mundo e para a região”, disse o porta-voz.

Em resposta aos ataques verbais do secretário-geral da organização, Stoltenberg, Lin expressou a firme oposição de Beijing ao que considera uma transferência de culpa injustificada e ao uso da China como pretexto para o seu avanço para leste e para provocar tensões na Ásia Pacífica.

“A China é uma construtora da paz mundial, uma contribuidora para o desenvolvimento global e uma defensora da ordem internacional”, enfatizou o porta-voz.

O porta-voz destacou o papel positivo de Beijing nas questões internacionais e regionais, incluindo a crise na Ucrânia.

Lin instou a OTAN a “abandonar a mentalidade da Guerra Fria e o jogo de soma zero”, ao mesmo tempo que apelou ao bloco para “parar de propagar a ansiedade em matéria de segurança”.

Finalmente, apelou à organização para que faça “algo prático para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento globais”.

Recentemente Stoltenberg disse que a OTAN discutirá a cooperação com Austrália, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia e outros países em questões como a Ucrânia e resistirá conjuntamente a “forças ditatoriais” como Rússia, Irã, Coreia do Norte (República Popular Democrática da Coreia) e China.

mem/idm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES