19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Gigante siderúrgico boliviano vai operar em setembro

Gigante siderúrgico boliviano vai operar em setembro

La Paz, 8 jul (Prensa Latina) Com 92 por cento de avanço até agora, a Empresa Siderúrgica do Mutun (ESM) de Santa Cruz, Bolívia, espera que seis de suas sete plantas estejam concluídas em agosto e comecem a funcionar em setembro.

De acordo com uma nota institucional do Ministério das Minas e Metalurgia, “a construção do Complexo Siderúrgico está prestes a ser concluída através do empreiteiro chinês Sinosteel”, com um investimento de 546 milhões de dólares.

A ESM é responsável pela gestão da prospeção, exploração, fundição, industrialização, comercialização e transporte de minerais e produtos derivados dos seus depósitos ferrosos.

O embaixador da República Popular da China na Bolívia, Wang Liang, visitou recentemente este gigantesco complexo em construção no município de Puerto Suarez, em Santa Cruz.

Somos parceiros estratégicos entre a China e a Bolívia, no próximo ano vamos comemorar 40 anos de relações diplomáticas e este projeto é muito emblemático para a cooperação (da) China e da Bolívia”, disse o diplomata, de acordo com a nota institucional.

Estamos a comemorar 40 anos de relações diplomáticas e este projeto é muito emblemático para a cooperação (da) China e da Bolívia”, disse o diplomata, segundo a nota institucional.

Wang Liang manifestou “grande confiança” de que, através deste projeto, a China apoiará o povo e o governo bolivianos na melhoria das suas condições económicas.

O diplomata chegou a Puerto Suárez na companhia do Conselheiro Comercial e Económico da Embaixada da China na Bolívia, Liu Xiaofeng; do Cônsul Geral em Santa Cruz, Cai Ze, e do Secretário da Embaixada da China na Bolívia, Zhang Lingqi; foram acompanhados pelo Vice-Ministro do Desenvolvimento Produtivo Tecnológico Mineral e Metalúrgico Mineiro, Jesús Sirpa.

Para nós, esta visita é muito significativa porque mostra o interesse do governo chinês na realização deste projeto, a construção do Complexo Siderúrgico de Mutún”, afirmou o presidente da ESM, Jorge Alvarado.

Ele relatou que os visitantes percorreram as usinas em construção junto com o supervisor Cisdi (empresa que atua no setor de mineração e metalurgia e tem operações na China).

Pudemos ver que muitos dos equipamentos já estão a fazer testes de vácuo e isso (…) mostra que a instalação dos equipamentos está pronta”, disse Alvarado, “por exemplo, no laminador, que tem mais de 200 metros de comprimento e é de onde sairá o produto final”.

Posteriormente, o embaixador, o MEE e as empresas chinesas realizaram uma reunião informativa na qual foi ratificado o avanço de 92% dos trabalhos, segundo o relatório.

Os participantes também concordaram que seis das sete fábricas componentes do complexo estarão concluídas até agosto deste ano e iniciarão a sua entrada em funcionamento e operação em setembro.

mem/jpm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES