19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola e Timor-Leste vão alargar cooperação no sector petrolífero

Angola e Timor-Leste vão alargar cooperação no sector petrolífero

Luanda, 8 jul (Prensa Latina) Os presidentes de Angola, João Lourenço, e de Timor Leste, José Ramos Horta, reafirmaram hoje o interesse de ambas as partes em ampliar a cooperação bilateral em sectores como o petróleo e a agricultura.

Em conferência de imprensa após as conversações privadas, o presidente angolano sublinhou a importância que atribui à visita do seu homólogo timorense para o reforço das relações bilaterais.

Comentou a evolução histórica destes laços e as novas vias abertas pela assinatura de três acordos rubricados na segunda-feira, e as áreas de colaboração identificadas, como os sectores agrícola e petrolífero.

Neste sentido, destacou a incorporação de Timor-Leste em 2025 na Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), o que pode representar uma oportunidade para Angola e todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se aproximarem deste mercado de mais de 600 milhões de pessoas.

Ramos Horta, por sua vez, disse que para além de falar com Lourenço sobre as relações históricas, discutiram o presente e as potencialidades de cooperação mútua.

Disse ser favorável a que se passe dos abraços e expressões de amizade para dimensões mais práticas, como a cooperação comercial e económica, e é nesse sentido que as duas partes pretendem avançar.

Agradeceu a hospitalidade de Angola e reconheceu os grandes esforços do país para resolver os seus conflitos, reconciliar a nação e sarar as feridas internas, tal como aconteceu em Timor-Leste.

Referiu que também discutiu questões internacionais com Lourenço e descreveu a conversa como uma conferência magistral.

Angola e Timor-Leste assinaram esta segunda-feira três instrumentos jurídicos relacionados com a cooperação diplomática e para facilitar o intercâmbio profissional, no âmbito da visita a Luanda do Presidente José Ramos Horta.

No Palácio Presidencial, na Cidade Alta, as partes rubricaram um Memorando de Entendimento sobre consultas políticas bilaterais entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países.

O Ministro timorense das Relações Exteriores, Bendito dos Santos Freitas, e o seu homólogo angolano, Téte António, assinaram o documento, bem como um Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura, de Angola, e o Centro de Estudos Diplomáticos da nação oceânica.

Os dois países assinaram ainda um acordo de isenção de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço.

mem/kmg/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES