19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A França condena a colonização israelita da Cisjordânia

israel-gaza-bombas-1

A França condena a colonização israelita da Cisjordânia

Paris, 8 jul (Prensa Latina) A França reiterou hoje sua firme condenação à colonização israelita do território palestino ocupado da Cisjordânia e recordou que constitui uma violação do direito internacional.

Em comunicado, o Ministério de Relações Exteriores reagiu à decisão do governo israelense de reconhecer cinco novos assentamentos, aprovar planos para a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais adicionais em vários assentamentos e apropriar-se de 1.200 hectares de terra no Vale do Jordão.

Dada a sua magnitude e as suas consequências para a paz e a estabilidade na Cisjordânia e na região, estas acções são da maior gravidade, alertou.

Paris salientou que, desde o ano passado, as autoridades israelitas aprovaram mais de 20 mil novas unidades habitacionais em vários colonatos da Cisjordânia e confiscaram 2 300 hectares em Jerusalém Oriental.

Desde os Acordos de Oslo (1993) que não se registavam números tão elevados, sublinhou.

Israel mantém a sua política de alteração da demografia dos territórios ocupados, o que tende a inviabilizar um Estado palestiniano, tal como exigido pela grande maioria dos países membros da ONU.

A este respeito, a França considerou a colonização um obstáculo importante à procura de uma paz duradoura e uma forma de alimentar as tensões e a violência dos colonos contra a população palestiniana.

mem/wmr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES