20 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O antigo primeiro-ministro israelita insiste em derrubar Netanyahu

O antigo primeiro-ministro israelita insiste em derrubar Netanyahu

Jerusalém, 7 jul (Prensa Latina) O ex-primeiro-ministro israelita Ehud Olmert convocou hoje a população a derrubar o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ao mesmo tempo em que pediu o fim da guerra em Gaza e convocou eleições nacionais.

Quando Netanyahu cair, o país pode regressar à racionalidade e ao caminho da reconstrução”, disse o político numa entrevista ao Channel 12.

O governo deve ser derrubado e a guerra não terminará sem eleições parlamentares, sublinhou.

Há dias, num artigo de opinião publicado no jornal Haaretz, Olmert acusou Netanyahu de traição por prolongar a agressão contra Gaza sem uma data concreta para o seu fim.

Também questionou os seus planos de “tentar expandir a guerra e iniciar um confronto militar direto e abrangente com (o grupo libanês) Hezbollah no norte”.

Sobre a Cisjordânia, Olmert advertiu que as políticas adoptadas pelo atual executivo provocarão uma nova revolta palestiniana.

Quase em simultâneo, num artigo publicado no The New York Times, o antigo primeiro-ministro Ehud Barack criticou também o convite do Congresso norte-americano a Netanyahu, que em breve discursará perante os legisladores, apesar de muitos democratas planearem boicotar o evento.

A publicação foi assinada, entre outros, pelo presidente da Academia Israelita de Ciências e Humanidades, David Harel, pelo antigo chefe da Mossad (segurança externa), Tamir Pardo, e pelo famoso romancista David Grossman.

O Capitólio cometeu um erro terrível ao convidá-lo porque ele não representa Israel nem os seus cidadãos; pelo contrário, a decisão “recompensaria o comportamento ultrajante e destrutivo [de Netanyahu] em relação ao nosso país”, afirmaram.

Barack é um opositor ferrenho de Netanyahu e, no passado, apelou a uma revolta nacional contra ele.

Os antigos primeiros-ministros Yair Lapid e Naftali Bennett também condenaram as acções do líder do partido Likud nos últimos meses.

mem/rob/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES