20 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O Presidente cubano felicita os criadores da nova vacina infantil

o-presidente-cubano-felicita-os-criadores-da-nova-vacina-infantil

O Presidente cubano felicita os criadores da nova vacina infantil

Havana, 6 jul (Prensa Latina) O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, felicitou hoje a equipa científica do Instituto Finlay de Vacinas (IFV) que desenvolveu a Quimi-Vio injetável contra doenças respiratórias.

Em seu perfil na rede social X, o presidente escreveu: A ciência cubana conseguiu novamente: temos uma nova vacina para nossos filhos! É a Quimi-Vio, que protege contra a pneumonia, meningite, otite e outras doenças causadas pelo pneumococo.

O resultado de quinze anos de estudo. Obrigado à equipa que tornou o sonho realidade, disse.

A vacina antipneumocócica cubana Quimi-Vio recebeu na véspera o registo sanitário do Centro de Controlo de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos da República de Cuba, depois de concluídos todos os ensaios clínicos exigidos, que demonstraram a sua qualidade, segurança e eficácia.

De acordo com a Directora de Investigação do IFV, Dagmar García, trata-se de uma vacina muito complexa, que irá melhorar significativamente os indicadores de saúde das crianças em termos de morbilidade por doenças respiratórias e mortalidade infantil devido a infecções.

O cientista explicou recentemente que o primeiro estudo com Quimi-Vio foi realizado na província central de Cienfuegos em 2023, onde mais de 90 por cento das crianças entre um e cinco anos de idade (aproximadamente 11 mil 600 crianças) foram vacinadas.

Foi também realizado um ensaio clínico de base comunitária, onde 93% de todas as crianças entre um e cinco anos de idade foram injectadas.

Um ano após a imunização, registou-se uma redução de 63 porcento nas taxas de hospitalização por doença respiratória e uma redução de 73 porcento na doença pneumocócica invasiva para os serótipos contidos na vacina, afirmou.

Em junho deste ano, foi anunciado que será realizado um estudo de intervenção contra a doença pneumocócica em bebés com menos de um ano de idade (com dois, quatro e 11 meses) com o Quimi-Vio também em Cienfuegos.

Segundo a investigadora principal do IPK, María Eugenia Toledo, o Quimi-Vio protegerá os bebés com menos de um ano de idade contra 11 serotipos que causam a doença pneumocócica.

rgh/evm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES