19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A Rede Continental exige a exclusão de Cuba da lista de terroristas

red-continental

A Rede Continental exige a exclusão de Cuba da lista de terroristas

Buenos Aires, 4 jul (Prensa Latina) A Rede Continental Latino-americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba e Causas Justas exigiu hoje a exclusão da ilha de uma lista de supostos patrocinadores do terrorismo, elaborada pelos Estados Unidos.

Num comunicado, a organização apelou a uma campanha de apoio à maior das Antilhas e contra o bloqueio criminoso imposto por Washington a Cuba, Venezuela e Nicarágua.

Aceitamos o desafio do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador de construir um grande movimento global contra o cerco económico, comercial e financeiro contra Cuba. A Rede está atenta ao apelo para esta importante criação, diz o texto.

Apela também à transparência e à segurança do sistema eleitoral venezuelano, ao apoio ao presidente Nicolás Maduro e à defesa dos avanços económicos e sociais da Revolução Bolivariana.

Juntamo-nos à luta pela independência de Porto Rico e dos povos do Caribe, acrescenta.

Além disso, a Rede repudiou a tentativa de golpe de Estado na Bolívia e denunciou as provocações e mensagens de ódio e xenofobia do presidente argentino, Javier Milei.

As suas acções colocam a região em risco. Estamos prontos, como activistas, para tornar realidade a Declaração de 2014 da Comunidade de Estados Latino-Americanos e das Caraíbas, que estabelece que somos uma Zona de Paz baseada no respeito pelos princípios e normas do Direito Internacional, salienta o documento.

Também se propõe a lutar pelo levantamento das bases militares norte-americanas nos países da área, pela recuperação do território ocupado em Guantánamo para Cuba e nas Ilhas Malvinas para a Argentina.

Estamos conscientes de que a diversidade é a nossa maior riqueza e a unidade a nossa maior força, diz o texto publicado no bicentenário da Batalha de Ayacucho, 71 anos após o ataque aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, 70 anos após o nascimento de Hugo Chávez e 45 anos após o triunfo da Revolução Sandinista.

Dizemos Basta! aos abusos, ingerências, desestabilizações, chantagens, ameaças, guerras, expansionismos e golpes de Estado levados a cabo pelo regime imperial norte-americano A 200 anos após a proclamação da Doutrina Monroe, a obsessão dos Estados Unidos em usurpar as nossas riquezas, condicionar a nossa independência, interferir na autodeterminação dos nossos povos e impor governos fantoches, não diminui, antes aumenta, refere o texto.

A sua prática perversa de atacar, invadir, difamar, ameaçar e bloquear os povos porque os governos que legitimamente elegeram propõem um modelo político, social, cultural e económico próprio, demonstra a necessidade da palavra de ordem que nos legou o Comandante Ernesto Guevara: “Nem mais um imperialismo, nem mais um”, acrescenta.

ro/gas/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES