19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Beryl, tão rápido quanto incomum

Huracan-Beryl-Coo-NOAA-300624-1

Beryl, tão rápido quanto incomum

Washington, 30 jun (Prensa Latina) O primeiro furacão da atual temporada de furacões no Atlântico, Beryl, é considerado hoje um fenômeno meteorológico incomum por sua formação em julho, algo que normalmente ocorre em agosto, e por sua rápida intensificação.

Isso foi confirmado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), que descreveu Beryl como a primeira tempestade de rápida intensificação do ano, passando de 55 quilômetros por hora (km/h) para 120 km/h em menos de 24 horas.

“A intensificação rápida é definida como um aumento do vento de 30 nós (55 km/h, 35) ou mais em um dia”, diz o relatório.

O relatório observa ainda que o furacão se tornou o primeiro da temporada de 2024 no Atlântico, “uma ocorrência incomum, já que o primeiro geralmente se forma em meados de agosto”.

O relatório emitido na noite de sábado por essa instituição situou o centro do Beryl próximo à latitude 10,4 Norte, longitude 51,2 Oeste, cerca de 1.160 quilômetros a leste de Barbados.

O relatório observou que o furacão Beryl está se movendo rapidamente para oeste, a cerca de 31 km/h, e prevê a continuação do movimento rápido de oeste para oeste-noroeste nos próximos dias.

“Na trilha prevista, espera-se que o centro do Beryl passe pelas Ilhas Windward no domingo.

O centro de Beryl deve passar pelas Ilhas Windward na noite de domingo e na segunda-feira, com ventos máximos sustentados aumentando para perto de 140 km/h e rajadas mais fortes”, disse o NHC.

Ele também prevê que o Beryl se tornará um grande furacão antes de chegar às Ilhas Windward.

A rota anunciada pelo NHC indica que o Beryl poderá atingir partes das Pequenas Antilhas, a cadeia de ilhas em arco que forma uma barreira quebrada entre o Atlântico aberto e o Caribe, até domingo.

Um alerta de furacão está em vigor para Barbados e alertas de furacão foram emitidos para Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada. Além disso, foram emitidos avisos de tempestade tropical para Martinica, Dominica e Tobago.

Em seguida, ele passaria pelo sul do Haiti e pela República Dominicana, mas sua trajetória passaria direto pela Jamaica na quarta-feira, ainda com força de furacão, embora com ventos mais fracos do que os registrados durante sua passagem pelas Pequenas Antilhas.

Na quinta-feira, ele continuaria ao sul de Cuba, embora nesse ponto a previsão seja menos precisa e, ao longo das costas do Golfo dos EUA e do México, a situação esteja sendo monitorada, mas serão necessários alguns dias para determinar exatamente para onde ele irá ou qual será sua força.

Os especialistas esperam mais clareza sobre a futura trajetória do Beryl quando ele estiver no Mar do Caribe no início da próxima semana.

mem/cdg/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES