19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Beryl é de categoria 3, quase 4 e considerada extremamente perigosa

two_atl_2d0-1

Beryl é de categoria 3, quase 4 e considerada extremamente perigosa

Washington, 30 jun (Prensa Latina) O furacão Beryl atingiu hoje a categoria 3 na escala Saffir Simpson e as previsões asseguram que poderá chegar a 4 durante a manhã desta segunda-feira, tornando-se um fenômeno meteorológico extremamente perigoso.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC ) informou que Beryl está se intensificando rapidamente e deverá passar para a categoria 4 quando chegar amanhã às Ilhas de Barlavento, reforçando seu alerta de que o furacão é potencialmente mortal .

“Beryl é agora de categoria 3, muito perigosa. Ventos com risco de vida e tempestades são esperados nas Ilhas de Barlavento a partir de segunda-feira”, alertou o Centro Nacional de Furacões.

Na manhã deste domingo, o olho do furacão estava localizado perto da latitude 10,6 Norte, longitude 53,9 Oeste com um movimento para oeste a cerca de 33 km/h e é esperado um movimento rápido e contínuo de oeste para oeste-noroeste durante os próximos dias.

As previsões do NHC preveem que o centro de Beryl atravesse as Ilhas de Barlavento na manhã de segunda-feira e atravesse o sudeste do Mar do Caribe na noite de segunda e terça-feira.

Um alerta de furacão está em vigor para Barbados e foram emitidos alertas de furacão para Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada. Além disso, foram emitidos alertas de tempestade tropical para Martinica, Dominica e Tobago.

Mais tarde, passaria pelo sul do Haiti e pela República Dominicana, mas o seu percurso passaria perto da Jamaica, por volta de quarta-feira, ainda com força de furacão, embora com ventos mais fracos do que os que se registarão durante a sua passagem pelas Antilhas menores.

Na quinta-feira, passaria pelo sul de Cuba, embora neste momento a previsão seja menos precisa e ao longo das costas do Golfo dos Estados Unidos e do México estejam monitorando a situação, mas levará alguns dias para determinar exatamente para onde irá ou quão forte será.

Os especialistas preveem que haverá mais clareza sobre o caminho futuro do Beryl quando ele chegar ao Mar do Caribe no início da próxima semana.

Além disso, os dados das aeronaves indicam que os ventos máximos sustentados aumentaram para cerca de 185 km/h com rajadas mais fortes e alertam para um rápido fortalecimento contínuo ao longo desta segunda-feira, transformando-o num furacão de categoria 4.

“Seus ventos com força de furacão se estendem até 30 quilômetros do centro e os ventos com força de tempestade tropical se estendem até 130 km com uma pressão central mínima de 968 hectoPascal”, detalha o NHC.

Beryl se tornou o primeiro furacão da temporada de 2024 no Atlântico, um fato incomum já que o primeiro geralmente se forma em meados de agosto.

Este fenômeno está a intensificar-se rapidamente e os seus ventos aumentam de 56 para 120km/h em menos de 24 horas.

A intensificação rápida é definida como um aumento no vento de 56 km/h ou mais em um dia.

jha/cdg/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES