19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta precoce e gases com efeito de estufa no centro da ação da OMM

Alerta precoce e gases com efeito de estufa no centro da ação da OMM

Genebra, 17 jun (Prensa Latina) A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou hoje que seu Conselho Executivo aprovou planos para garantir alertas precoces, implementar o monitoramento de gases de efeito estufa e ações na criosfera (gelo e neve).

De acordo com o comunicado da OMM, um dos destaques do Conselho Executivo, realizado em Genebra de 10 a 14 de junho, foi a adoção de um roteiro para a iniciativa Alertas Rápidos para Todos, que delineia a visão e as acções para melhorar a entrega e a utilização de sistemas de alerta precoce multi-perigo.

O roteiro abrange o período de 2024 a 2027, com datas pormenorizadas, resultados e responsabilidades definidos, em conformidade com a data-limite estabelecida pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Os sistemas de alerta precoce ajudam a reduzir as mortes, as perdas e os danos resultantes de fenómenos meteorológicos, hídricos ou climáticos perigosos.

Mas os peritos alertam para o facto de continuarem a existir grandes lacunas, especialmente nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países menos desenvolvidos.

Cerca de 70% de todas as mortes causadas por catástrofes relacionadas com o clima ocorreram nos 46 países mais pobres nos últimos 50 anos.

O roteiro identifica perigos prioritários, incluindo: inundações repentinas e inundações fluviais, ciclones tropicais, tempestades extratropicais, ondas de calor e de frio, trovoadas, secas e perigos relacionados com a criosfera, tais como explosões de lagos glaciares.

Também menciona riscos ambientais como incêndios florestais, tempestades de areia e poeira, tsunamis, deslizamentos de terras e atividade vulcânica.

A iniciativa “Alerta Rápido para Todos” foi lançada num grupo inicial de 30 países e está agora a ser alargada a outros para responder à procura e às necessidades.

O Conselho adoptou igualmente um plano de execução para a monitorização global dos gases com efeito de estufa e uma ação reforçada na criosfera.

Além disso, adoptou um Plano de Ação para a Juventude, destinado a promover a participação dos jovens na comunidade hidrometeorológica, em conformidade com a Estratégia das Nações Unidas para a Juventude.

npg/lpn/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES