20 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU exige libertação de pessoal detido pelos houthis no Iêmen

onu-exige-libertacao-de-pessoal-detido-pelos-houthis-no-iemen

ONU exige libertação de pessoal detido pelos houthis no Iêmen

Nações Unidas, 11 jun (Prensa Latina) A ONU considerou hoje alarmante a recente detenção de 13 membros de seu pessoal pelos houthis no Iêmen, o que coloca sérios obstáculos ao processo de paz nesse país.

Esse é um desenvolvimento alarmante que levanta mais preocupações sobre o compromisso dos Houthis com uma solução negociada para o conflito, disse o chefe da ONU, António Guterres, durante uma reunião na Jordânia com seu enviado especial ao Iêmen, Hans Grundberg.

O secretário-geral exigiu a libertação imediata e incondicional de todo o pessoal da ONU detido pelos houthis, lembrando que a agência condena qualquer detenção arbitrária de civis.

Por sua vez, Grundberg confirmou que está mantendo os esforços para garantir a libertação dos detidos, incluindo uma reunião na segunda-feira com Mohamed Abdul Salam, o principal negociador Houthi, bem como com outras autoridades de Omã para solicitar apoio.

“Estamos trabalhando diligentemente para garantir a libertação imediata e incondicional de nosso pessoal detido por meio de todos os canais disponíveis”, disse ele ao portal de notícias da ONU.

Na semana passada, a ONU confirmou a detenção de 11 membros da equipe da ONU no Iêmen.

De acordo com as informações divulgadas, há duas mulheres e nove homens trabalhando em seis agências diferentes da ONU.

Posteriormente, dois outros membros da equipe foram confirmados na detenção.

“Estamos muito preocupados com esses acontecimentos e estamos buscando ativamente esclarecimentos das autoridades Houthi de fato sobre as circunstâncias dessas prisões e, mais importante, para garantir o acesso imediato a esse pessoal da ONU”, disse o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, na ocasião.

As últimas prisões se somam à detenção de quatro outros funcionários da ONU que foram mantidos incomunicáveis pelas autoridades de fato desde 2021 e 2023, sem acesso às suas famílias ou às suas respectivas organizações e agências.

mem/ebr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES