17 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro da Venezuela envia condolências às autoridades iranianas

Ministro da Venezuela envia condolências às autoridades iranianas

Caracas, 22 mai (Prensa Latina) Em nome do presidente Nicolás Maduro, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, transmitiu hoje suas sinceras condolências ao vice-presidente do Irã para Assuntos Executivos, Mohsen Mansouri, pela lamentável morte do presidente Ebrahim Raisi e seus companheiros.

Também expressamos “nosso total apoio e solidariedade enquanto nossos irmãos e irmãs iranianos passam por esse momento difícil e continuam a trabalhar juntos para construir um futuro de progresso, paz e soberania”, escreveu o diplomata sênior na plataforma X.

Gil viajou a Teerã na quarta-feira para participar do funeral de Raisi, de seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Abdollahian, e de outros membros do helicóptero que caiu no domingo, cujas causas estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.

Ele disse em outra mensagem que o povo venezuelano se une “ao luto do povo iraniano” e afirmou que, nesses momentos de dor, “nossos países fortalecem seus laços de fraternidade, respeito e solidariedade”.

Neste dia, honramos a vida e o legado de um líder global excepcional e defensor dos povos anti-imperialistas, enfatizou o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, e reiterou seu compromisso com a amizade e a solidariedade com o Irã, “permanecendo um aliado fiel e constante”.

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou ontem um acordo de solidariedade com o Irã pela morte de Raisi e outras autoridades.

Com essa homenagem, queremos enviar, em nome de todo o povo venezuelano, as mais sinceras palavras de solidariedade pelo luto que “hoje toma conta da República Islâmica do Irã e de todo o povo iraniano”, disse Pedro Infante, primeiro vice-presidente do órgão legislativo.

O deputado lembrou o apoio dado pela nação persa ao Estado sul-americano nos momentos mais difíceis de 2020, quando o bloqueio estava se intensificando e a indústria petrolífera foi sabotada para “nos deixar sem combustível”. Ele disse que, naquele momento, o governo e o povo venezuelano receberam a solidariedade da República Islâmica do Irã.

Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira expressou profunda consternação com o que descreveu como um terrível incidente na província do Azerbaijão Oriental no domingo.

A nota espera que o legado inestimável do presidente Raisi, que demonstrou sua lealdade e amizade ao povo e ao governo venezuelanos, “continue em todos os atos de bem-estar para sua nação, justiça, paz e bem-estar da humanidade”.

Também viajaram com Raisi e seu ministro das Relações Exteriores o governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o imã das orações de sexta-feira em Tabriz (capital da província), Mohammad Ali Ale-Hashem, entre outros.

npg/jcd/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES