17 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagem em Teerã ao presidente Raisi e aos mártires do Irã (+Fotos)

Homenagem em Teerã ao presidente Raisi e aos mártires do Irã (+Fotos)

Teerã, 22 de mai (Prensa Latina) Cidadãos de toda a República Islâmica prestaram hoje homenagem ao presidente Ebrahim Raisi, ao ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, e aos seus companheiros, na continuação do cortejo fúnebre no Irã.

O Líder da Revolução e da República Islâmica, Ali Khamenei, conduziu orações pelos corpos dos mártires na Universidade de Teerã antes de um cortejo fúnebre na cidade.

Segundo a agência IRNA, mais de 40 delegações estrangeiras de alto escalão participarão esta quarta-feira à tarde na cerimónia de homenagens ao Presidente Raisi e aos seus companheiros falecidos no acidente de helicóptero de 19 de maio no noroeste do país.

Entre os presentes, cerca de 10 delegações estão representadas a nível de chefes de Estado, quase 20 serão chefiadas por ministros, presidentes do Parlamento e enviados especiais, afirma a publicação.

Ao apresentar as suas condolências, o chefe do Bureau Político do movimento Hamas, Ismail Haniyeh, recordou as palavras de Raisi no seu encontro durante o último mês do Ramadão, quando reafirmou que “a causa palestina está no centro das causas da nação, e” a resistência é uma opção estratégica para o projeto de libertação.”

Da Universidade de Teerã, Haniyeh indicou que o Presidente Raisi enfatizou o apoio da República Islâmica à Resistência até que as aspirações do povo palestino e da nação sejam alcançadas.

Ao mesmo tempo, sublinhou que a Operação Dilúvio de Al-Aqsa representou um terremoto que atingiu a entidade sionista e causou uma transformação histórica em todo o mundo.

Os corpos de Raisi, Abdollahian e seus companheiros chegaram à Capela Imam Khomeini em Teerã, o grande salão de orações da capital.

Milhões de iranianos expressaram ontem a sua tristeza numa solene procissão pública em Qom, que incluiu passagens no mausoléu de Fátima al-Masuma e uma viagem pelas ruas até chegar à mesquita Jamkaran.

A cidade de Tabriz, capital da província do Azerbaijão Oriental, recebeu os corpos, no início da despedida dos mártires da República Islâmica.

Amanhã, o povo de Khorasan do Sul dirá o último adeus aos líderes iranianos na cidade de Biryand e a cerimónia fúnebre e enterro do corpo do Presidente Raisi terá lugar na cidade de Mashhad.

O presidente Raisi, o ministro Abdollahian, o governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati e a imã das orações de sexta-feira de Tabriz (capital da província) Mohammad Ali Ale-Hashem regressavam no domingo de uma cerimónia de inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão quando o helicóptero deles caiu em áreas montanhosas da região de Varzaghan.

oda/yma / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES