3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia denuncia guerra de baixa intensidade contra Cuba

Bolívia denuncia guerra de baixa intensidade contra Cuba

La Paz, 23 abr (Prensa Latina) A embaixada dos Estados Unidos em Havana destina milhares de dólares a um projeto de propaganda subversiva, denuncia o semanário boliviano La Época no artigo Guerra de baixa intensidade contra Cuba.

O artigo, assinado por Gabriel Campero, afirma que a sede diplomática apresentou o Fundo Acelérate, para meios de comunicação e criadores de conteúdo que Washington chama de “independentes”, mas que dependem de seu financiamento.

A publicação de análise política sustenta que tal projeto será financiado com US$ 68 mil do orçamento do mesmo governo que tem mantido um bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba por mais de 60 anos.

Essa política foi intensificada com mais de 243 represálias unilaterais impostas durante o mandato do ex-presidente Donald Trump e posteriormente mantidas pelo atual presidente Joe Biden.

Segundo Campero, o Fundo Acelérate “é orientado para projetos focados na produção de conteúdo com problemas desafiadores em Cuba”, referindo-se precisamente às dificuldades geradas na vida cotidiana da população pelos efeitos do bloqueio.

O documento descreve que também inclui a criação de “conteúdo relevante e acessível para pessoas com deficiência, aumentando sua participação” no que Washington chama de “processo democrático”, a partir de sua perspectiva de desmantelar o socialismo em Cuba e restabelecer o capitalismo.

Da mesma forma, a embaixada dos EUA em Havana exige que os financiados “desenvolvam aplicativos móveis ou outras tecnologias para a promoção dos valores democráticos”, sempre com a visão neoliberal e pró-capitalista que Washington atribui ao termo.

A apresentação do Fundo também pede para “conectar e fornecer redes de criadores de conteúdo independente em Cuba e financiar estudos de pesquisa que avaliem a situação da mídia independente em Cuba”.

Aqueles de nós que estão familiarizados com a comunicação política e o marketing político”, alerta Campero, ‘sabem que em um país que está sob bloqueio há mais de 60 anos, a situação (…) se tornou mais complicada’, após a pandemia de Covid-19.

O autor destaca que é nesse contexto que são concedidos financiamentos a esse tipo de “projetos”, e alerta que esses agentes terão a dinâmica de procurar formas de denunciar a situação complexa causada justamente pelo bloqueio, o que é uma contradição em termos.

Ele acrescenta que essas ações hostis por parte de Washington são apenas mais uma prova da duplicidade de critérios com que a Casa Branca age contra Cuba.

As prioridades “não são colaborar com recursos para remédios, combustível, peças de reposição para as indústrias para evitar apagões, mas gerar convulsão social interna e desestabilização (…) com novas técnicas”, conclui o autor.

ro/jpm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES