4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

17ª Brigada Internacional: Pelo desejo de visitar Cuba

17ª Brigada Internacional: Pelo desejo de visitar Cuba

Havana, 22 abr (Prensa Latina) Alguns estão visitando Cuba pela primeira vez, outros já são de casa e falam cubano; hoje estão unidos pelo humanismo, a filiação a causas justas e o desejo de conhecer a realidade de Cuba.

Mais de 280 amigos de 24 nações formam a 17ª Brigada Internacional de Solidariedade e Voluntariado 1º de Maio e a Brigada Canadense Ernesto Che Guevara, convocada pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

Segundo o programa do ICAP, os integrantes das duas brigadas realizarão trabalhos produtivos e acompanharão as comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores em Cuba, em 1º de maio.

“Gostaríamos de ver como os cubanos vivem e de participar com eles das atividades do Primeiro de Maio, um dia muito importante para todos os povos do mundo”, disse Alexandra Valai, uma jovem da Grécia.

Valai destacou que Cuba é uma inspiração para todas as nações em termos de direitos humanos e trabalhistas; por isso, o interesse dela e de sua delegação é transferir essa mentalidade de solidariedade e humanidade.

Ela afirmou que, antes de vir, conhecia elementos da história cubana e tinha visto vários documentários e, como veterinária, está interessada em aprender sobre a conservação da vida selvagem e a proteção ambiental em Cuba.

A peruana Blanca Alcántara, de Trujillo, disse que no Peru não se fala muito sobre Cuba, então ela queria ver e falar sobre o assunto com base em sua própria experiência.

Alcántara confessou que vir a Cuba foi uma promessa feita a seu marido, que estudou aqui e falou muito bem do país, e acrescentou: “ele tinha razão, as pessoas são muito humanistas e há muita fraternidade entre todos, e eu adoro isso”.

Por sua vez, Pius Yao Owusu, um engenheiro químico ganês formado em Cuba, disse que veio retribuir a solidariedade com solidariedade.

“Cuba me deu o melhor que eu tinha, tudo o que eu sou; é meu segundo país e a melhor maneira de retribuir é contribuir para uma maior cooperação com essa ilha”, disse ele.

Da mesma forma, a líder das campanhas de solidariedade com Cuba em Gana, Naa Ayele Ardayro, informou que vieram para apoiar o povo cubano e destacou o incrível que é unir pessoas dos cinco continentes na Brigada 17 de 1º de Maio.

Ela destacou que em Gana eles organizam inúmeras campanhas de solidariedade com Cuba, além de participarem das atividades organizadas pela Embaixada de Cuba no país.

Informou também que sua delegação trouxe uma contribuição de suprimentos e medicamentos para doar ao sistema de saúde e aos hospitais cubanos.

ro/ale/ebe

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES