26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reunião ministerial sobre Gaza reúne o Conselho de Segurança da ONU

Reunião ministerial sobre Gaza reúne o Conselho de Segurança da ONU

Nações Unidas, 18 abr (Prensa Latina) O Conselho de Segurança da ONU abordará hoje a crise em Gaza, em meio às crescentes tensões no Oriente Médio e à piora das condições dos civis no enclave.

A reunião ministerial também discutirá a falta de acesso à ajuda humanitária, bem como a necessidade de um cessar-fogo que leve a um fim definitivo, uma demanda aprovada pelo Conselho e ignorada por Israel. O programa divulgado aqui prevê a presença na reunião do secretário-geral António Guterres e dos ministros das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, de Malta, Ian Borg, da Espanha, José Manuel Albares, e da Argélia, Ahmed Attaf.

A situação no Oriente Médio foi o foco da mais recente reunião do Conselho na quarta-feira, na qual o comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), Philippe Lazzarini, pediu apoio para continuar o trabalho da organização.

Ele chamou a Unrwa de uma força estabilizadora para o trabalho humanitário enquanto a fome se espalha em Gaza e Israel continua sua campanha para expulsá-la dos territórios ocupados.

Lazzarini lembrou que a organização apoia mais de dois milhões de habitantes de Gaza deslocados e afetados pelo conflito.

A Unrwa, disse ele, está fortemente comprometida com a implementação de quaisquer recomendações para fortalecer as salvaguardas de neutralidade, mas advertiu que desmantelá-las teria repercussões duradouras para uma geração.

Palestinos e israelenses compartilham uma longa história de dor e perda; devemos reconhecer que eles também merecem um futuro pacífico e seguro, acrescentou o enviado da ONU.

Por sua vez, o Representante Especial do Presidente Palestino na reunião, Ziad Abu Amr, valorizou o trabalho daqueles que levam ajuda essencial aos civis em Gaza, lembrando que esse trabalho enfrenta obstáculos como a invasão terrestre e os ataques aéreos de Israel.

“Saudamos sua coragem e dedicação na realização dessa nobre missão humanitária, arriscando suas próprias vidas para levar alívio ao nosso povo”, disse ele.

A agência não é apenas um projeto humanitário, acrescentou o enviado, lembrando que ela é uma testemunha histórica do compromisso e da obrigação da comunidade internacional com os refugiados palestinos forçados a deixar suas casas depois de 1948.

mem/ebr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES