26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China rejeita a instalação de mísseis dos EUA nas Filipinas

China rejeita a instalação de mísseis dos EUA nas Filipinas

Pequim, 18 abr (Prensa Latina) A China expressou hoje sua firme oposição ao desdobramento de mísseis de capacidade de médio alcance (MRC) por parte dos Estados Unidos na ilha de Luzon, nas Filipinas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, denunciou que a decisão busca uma vantagem militar unilateral na Ásia-Pacífico e instou Washington a deter qualquer ação que prejudique a estabilidade na região.

De acordo com vários relatórios, a instalação do míssil faz parte de um exercício militar conjunto com as forças armadas das Filipinas.

Essa é a primeira instalação de sistemas de mísseis terrestres depois que os EUA se retiraram do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário e alguns analistas dizem que a medida tem como objetivo dissuadir a China.

Lin Jian enfatizou a séria preocupação do gigante asiático com a questão, “que aumentaria a tensão na região e aumentaria o risco de mal-entendidos e julgamentos errôneos”.

O porta-voz pediu que se respeitem as preocupações de segurança de outros países, que se pare de provocar conflitos militares e que se evite prejudicar a paz e a estabilidade. Além disso, ele disse que as Filipinas deveriam estar cientes dos objetivos reais de Washington e aconselhou-as a não serem usadas como peão em jogos de poder.

Nesse sentido, ele pediu que Manila não sacrifique seus próprios interesses de segurança para lutar pelos EUA e “não siga cada vez mais o caminho errado”.

O destacamento ocorreu na semana passada como parte do exercício militar Salaknib 24, em coordenação com as Forças Armadas das Filipinas.

A configuração completa do MRC compreende um centro de operações de bateria, quatro lançadores, motores primários e reboques modificados.

O Ministério da Defesa da China afirmou que a instalação de mísseis de médio alcance na região Ásia-Pacífico pelos EUA seria uma medida perigosa que ameaçaria seriamente a segurança regional.

Uma série de incidentes no Mar do Sul da China aumentou as tensões entre o gigante asiático e as Filipinas, que está buscando fortalecer sua aliança militar com Washington.

mem/idm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES