29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México enviará relatório da ONU sobre crise diplomática com o Equador

México enviará relatório da ONU sobre crise diplomática com o Equador

Cidade do México, 8 abr (Prensa Latina) O México enviará ao secretário-geral da ONU, António Guterres, um relatório sobre a crise diplomática com o Equador, que se agravou com o rompimento de laços formais, informou nesta segunda-feira a secretária das Relações Exteriores, Alicia Bárcena.

A ministra das Relações Exteriores disse que não havia justificativa para que as forças de segurança do país sul-americano invadissem a embaixada mexicana em Quito, nem para agredir fisicamente o pessoal diplomático e insultar sua dignidade, em referência aos eventos do sábado anterior.

“O Equador tinha uma interpretação diferente da do México das convenções de asilo de Viena sobre relações diplomáticas. No entanto, ele não recorreu em nenhum momento a procedimentos pacíficos, conforme estabelecido na Carta das Nações Unidas ou no Pacto de Bogotá, e eles não o fizeram”, disse ele.

De acordo com Bárcena, as diversas ações diplomáticas do país em decorrência do incidente estão em andamento e a ação judicial que será apresentada contra o Equador perante a Corte Internacional de Justiça para denunciá-lo por violações do direito internacional está em processo de elaboração.

Bárcena explicou que eles pediram às autoridades de Quito para proteger todos os bens da embaixada e instruíram as representações no Chile, Bolívia e Peru a atender os 1.600 cidadãos e 30 empresas que permanecem em solo equatoriano.

Ele destacou o apoio da comunidade internacional em face da ofensa, a condenação enérgica de 20 países latino-americanos, 10 países europeus e várias organizações multilaterais, bem como as reuniões convocadas pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos para analisar os eventos.

No sábado anterior, a polícia do país sul-americano entrou à força na embaixada mexicana para capturar o ex-vice-presidente Jorge Glas, que já havia solicitado asilo político ao governo de Andrés Manuel López Obrador.

O político está preso em seu país por supostamente ter desviado fundos para a reconstrução de duas províncias afetadas pelo terremoto.

Além da condenação internacional do incidente, o México e a Nicarágua romperam relações com o Equador, e o presidente colombiano Gustavo Petro anunciou ações para que a Corte Interamericana de Direitos Humanos emita medidas cautelares em favor de Glas, cujo direito de asilo foi violado de forma bárbara.

npg/ymr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES