2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jokic, Gilgeous, Doncic e a pós-temporada da NBA

Jokic, Gilgeous, Doncic e a pós-temporada da NBA

Washington, 7 abr (Prensa Latina) Falta apenas uma semana para o início do calendário regular da atual temporada profissional de basquete (NBA) nos Estados Unidos e a maior parte da atenção está voltada para os favoritos ao prêmio MVP: Nikola Jokic, Shai Gilgeous-Alexandre e Luka Doncic.

O sérvio Jokic já sabe o que é ganhar o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso), pois já ganhou dois (2021-2022) e até o conquistou na pós-temporada de 2023, quando sua equipe, o Denver Nuggets, ganhou o primeiro anel de campeão da história da franquia.

Seus desempenhos e números não dão praticamente nenhuma margem para que os decisores decidam em quem votar quando as cortinas se fecharem antes da pós-temporada, no domingo, 14 de abril: nono em pontuação (26,4 pontos), quarto em rebotes (12,4), terceiro em assistências (9,0), 12º em eficiência (57,8%) e 25 triplos-duplos com quatro jogos restantes.

O ídolo de Sombor e da Ball Arena de Denver transforma o extraordinário em rotineiro, incluindo recitais de assistência impróprios para um pivô e mais parecidos com imagens de videogame, enquanto domina as tabelas com parcimônia e aparentemente sem esforço, o que não é verdade, como se fosse apenas um dia de trabalho.

Gilgeous-Alexandre parece estar ganhando destaque aos 25 anos de idade, liderando um Oklahoma City Thunder que já conquistou uma vaga na pós-temporada da Conferência Oeste.

O armador continua sendo o terceiro maior pontuador da temporada (30,3 pontos), arremessando 53,9% dos arremessos de quadra, com média de 5,5 rebotes e 6,3 assistências.

Os desempenhos do sérvio e do americano ofuscam um pouco a temporada frenética do esloveno Luka Doncic, sem dúvida um espetáculo em quadra, mas em um time, o Dallas Mavericks, que está justamente na reta final que se consolida entre os seis melhores do Oeste e disputa o fator casa para os playoffs com o Los Angeles Clippers.

Seus números individuais são impressionantes: artilheiro com 33,8 pontos, segundo em assistências (9,8) e 16º em rebotes (9,2), mas menos efetivo (48,6) do que os citados acima e a mácula dos altos e baixos de sua equipe, felizmente agora no caminho certo para a pós-temporada.

O caminho para o título passa pela disputa dentro das Conferências, cujos playoffs já estão definidos pela presença do Boston Celtics como o novo líder do Leste, uma seção na qual Chicago Bulls (nono) e Atlanta Hawks (décimo) disputarão a eliminação do tipo “do-or-die play-in”, enquanto o restante dos cruzamentos ainda não foi esclarecido.

No Oeste, os três primeiros colocados, Nuggets, Thunder e Timberwolves, estão na disputa pela ordem ainda a ser definida, com os Clippers, agora em quarto lugar e cercados pelos Mavs de Doncic na luta para estrear como anfitriões nos playoffs, à espreita.

A sexta vaga consecutiva para a pós-temporada está sendo disputada pelo Phoenix Suns, New Orleans Pelicans, Los Angeles Lakers e Sacramento Kings, entre os quais a diferença é de apenas dois jogos, faltando cinco para o fim do campeonato em três deles (o Lakers tem quatro para terminar).

O Golden State Warriors precisa terminar em décimo lugar para conquistar a vaga restante nos playoffs.

Tudo o que resta aos outros times é completar o calendário regular e atrapalhar os que estão disputando uma vaga melhor nos playoffs.

oda/jcm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES