3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rejeitam interromper trabalho com arquivos das Argentina

Rejeitam interromper trabalho com arquivos das Argentina

Buenos Aires, 5 abr (Prensa Latina) Organizações de direitos humanos na Argentina rejeitaram hoje o desmantelamento do Grupo de Trabalho de Arquivos das Forças Armadas.

Em comunicado conjunto, a associação Abuelas de Plaza de Mayo, Hijos e o Centro de Estudos Jurídicos e Sociais afirmaram que a referida entidade foi criada pela resolução ministerial 308 de 2010, que também estabelece o acesso irrestrito aos escritórios onde estão localizados.

Estas equipes deram contribuições fundamentais para esclarecer e julgar crimes contra a humanidade. A decisão do Ministério da Defesa visa dificultar o processo de justiça e apuração da verdade, afirma o texto.

A remoção de grupos civis e profissionais é ainda mais preocupante dado que a liderança desta pasta do Estado está agora, em grande parte, a cargo de militares reformados e as mais altas autoridades políticas consideram que a investigação do papel das Forças durante a ditadura (1976 – 1983) é uma forma de assédio e estigmatização, acrescenta.

Além disso, indica que, ao fechar uma área que contribuiu para a reconstrução da verdade, o Governo questiona as organizações de direitos humanos e o trabalho da Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas, do Poder Judiciário e de outros esforços que sustentaram a democracia.

Onde estão as pessoas desaparecidas, o que fizeram com elas? Onde estão os 300 netos que ainda procuramos? A verdade que nos falta depende em grande parte do acesso a ficheiros e documentos. É urgente que sejam tomadas medidas de preservação para sustentar o trabalho sobre memória, verdade e justiça, afirma o comunicado.

Da mesma forma, destaca que essas ações acontecem em meio a uma onda de demissões massivas no Estado.

Milhares de trabalhadores, juntamente com as suas famílias, ficam sem rendimentos. Neste caso, a medida implica também a perda de recursos técnicos e de conhecimentos valiosos, salienta.

Continuaremos exigindo o acesso aos arquivos e a defesa de políticas públicas que garantam os processos de memória, verdade, justiça e direitos humanos, conclui.

mem/gas/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES