26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Suspeita de dengue em 27 municípios de El Salvador

brasil-ultrapassa-quatro-milhoes-de-casos-provaveis-de-dengue

Suspeita de dengue em 27 municípios de El Salvador

San Salvador, 4 abr (Prensa Latina) As autoridades sanitárias de El Salvador realizam uma campanha nacional em 27 municípios onde registram-se casos suspeitos de dengue.

Embora nenhum caso seja detalhado, relatórios do Ministério da Saúde (MINSAL) identificam 27 municípios com o maior número de casos suspeitos da doença que, segundo previsões da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), poderia alcançar níveis recordes nas Américas até 2024.

Relatórios oficiais afirmam que o MINSAL realiza a “Campanha Nacional de Controle Vetorial de Arboviroses 2024”, que visa controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, doenças conhecidas como arboviroses.

A medida atende à aproximação da estação chuvosa, época em que os criadouros do mosquito e a transmissão de doenças tendem a aumentar.

Por exemplo, os alertas não são infundados nos países das Américas. Nos dois primeiros meses de 2024, o Paraguai registrou quase 100.000 casos suspeitos, mais de cinco vezes a média típica para essa época do ano. O Peru, devastado por seu próprio surto, declarou estado de emergência em grande parte do país.

A Argentina também está experimentando uma explosão de casos da doença, mas o alarme está crescendo especialmente no Brasil, onde os epidemiologistas esperam que o número de casos chegue a milhões e talvez mate milhares de pessoas.

Em El Salvador, os números mostram um aumento de 30,8% no número de casos suspeitos, de acordo com dados oficiais.

A lista inclui municípios populosos como San Salvador, Mejicanos, Apopa, Soyapango e Tonacatepeque, bem como Ahuachapán, Chalatenango, Ciudad Arce, San Francisco Menéndez, Chalchuapa, San Antonio del Monte, Sonsonate, San Miguel, Cojutepeque, San Pedro Perulapán e San Vicente, entre outros.

Os dados mais recentes publicados pelo MINSAL em seu novo site mostram que, nas primeiras 10 semanas do ano, houve 1.101 casos suspeitos de dengue. Em comparação com o mesmo período de 2023, o ministério registrou 259 casos suspeitos a mais em 2024.

Até 26 de março de 2024, as Américas registraram mais de 3,5 milhões de casos de dengue e o aumento está ocorrendo em todos os países, de acordo com a OPAS.

Em El Salvador, o dia nacional contra a arbovirose durará até 3 de maio e inclui ações como fumigação, educação e promoção da saúde, busca de febre e destruição de criadouros, de acordo com o MINSAL.

lam/lb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES