5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China e EUA abordam disputa com visita do secretário do Tesouro

China e EUA abordam disputa com visita do secretário do Tesouro

Beijing, 4 abr (Prensa Latina) A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, inicia hoje uma visita à China focada na gestão de divergências comerciais entre os dois países e na promoção da cooperação.

Esta é a segunda vez em menos de um ano que a alta funcionária vem ao gigante asiático, desta vez depois do consenso alcançado entre os líderes dos dois países em novembro passado, durante a cimeira de São Francisco.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros asiático, os laços económicos bilaterais respondem aos interesses comuns das duas nações e a sua essência reside no benefício mútuo e em resultados vantajosos para ambas as partes.

“Espera-se que os Estados Unidos trabalhem com a China na mesma direção, administrem adequadamente as diferenças, construam consensos, aprofundem a cooperação e promovam o desenvolvimento constante das relações económicas”, acrescentou o porta-voz Wang Wenbin.

A agenda de Yellen se estenderá até 9 de abril e inclui uma parada na cidade de Guangzhou, no Sul, antes de chegar a esta capital.

À visita do chefe do Tesouro será seguida a do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, também marcada para este ano.

Numa conversa telefónica com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden, o Presidente Xi Jinping chamou a atenção para a mais recente série de medidas de Washington para reprimir o desenvolvimento comercial e tecnológico da China, bem como para o aumento das sanções a entidades do gigante asiático.

A lista vai desde a repressão do gigante tecnológico chinês ByteDance pela questão do Tiktok, até medidas unilaterais contra fabricantes e empresas devido a especulações sobre ligações com o setor militar russo ou um alegado ataque de cibersegurança contra território norte-americano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês descreveu isto como “coerção económica” e extraterritorialidade, uma “demonstração de hegemonismo e intimidação” que certamente estará na mesa de conversa durante as próximas visitas de Yellen e Blinken aqui.

jha/idm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES