18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mestre da dança recebe homenagem na cidade património de Cuba

Mestre da dança recebe homenagem na cidade património de Cuba

Camagüey, Cuba, 2 abr (Prensa Latina) A conferência 'Meio século de arte e folclore', dedicada à vida artística do mestre Reinaldo Echemendía, centrou-se hoje no painel de debate teórico sobre o legado do criador nesta cidade património de Cuba.

Uma das figuras mais destacadas na defesa das tradições afro-caribenhas é o tema deste programa de homenagem aos seus 50 anos de vida artística, que teve início a 1 de abril e que incluirá também a exposição ‘Retrospetiva e legado artístico’, comissariada por Ángel Olazabal, e uma gala especial no emblemático Teatro Avellaneda.

O Teatro de la Edad de Oro, situado no centro histórico da cidade, reuniu prestigiados pensadores e expoentes das tradições musicais e de dança de Cuba, que se inspiram em todo o legado das Caraíbas com origem em África.

O painel “Meio Século de Arte e Folclore” girou em torno da figura de Echemendía, de quem Heidy Cepero, musicóloga e estudiosa da matéria, reconheceu que o critério do homenageado “tem sido fundamental nos documentários sobre música devido ao conhecimento especializado que possui como músico ativo e conhecedor da expressão artística de Camagüey”.

Numa conferência de imprensa, o próprio Echemendía reconheceu que foi precisamente o povo desta cidade que lhe forneceu os elementos para o seu trabalho, “porque sou um filho desta cidade, por isso trabalhar para ela é uma dívida minha e estou grato pela oportunidade”.

Cepero destacou que o conhecimento do também Ilustre Filho da Cidade de Camagüey sobre a profundidade da cultura camagüeyense é inegável.

Ele é um homem que preserva na sua memória colectiva e individual toda uma história de Camagüey digna de admiração. No seu repertório, destacam-se quase todos os géneros. Para ele, o papel da mulher na cultura é muito importante, como é destacado em alguns dos títulos de sua obra”, disse o estudioso sobre o artista.

Para Cepero, que também é professora na Universidade das Artes de Camagüey, “ele soube estudar, viver e reconhecer as tradições de várias culturas e levá-las ao palco para um público que não está familiarizado com essa religião, mas que pôde desfrutar e compreender, graças às suas actuações com o Ballet Folklorico de Camagüey”, concluiu.

Até 4 de abril, esta cidade presta homenagem a um homem dedicado à formação de profissionais da dança e da música, um fiel defensor das raízes mais intrínsecas de Cuba, ligadas ao legado da religião iorubá e a uma mistura de tradições que o distinguem nas Caraíbas e na América Latina.

npg/fam/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES