18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Espanha declara o legado do cientista como Bem de Interesse Cultural

Espanha declara o legado do cientista como Bem de Interesse Cultural

Madrid, 2 abr (Prensa Latina) O Conselho de Ministros do Governo espanhol aprovou hoje a declaração do denominado Legado Cajal como Bem de Interesse Cultural.

Trata-se de um acervo patrimonial de indiscutível valor histórico e científico de Santiago Ramón y Cajal (1852-1934), cujas contribuições à neurociência foram fundamentais para o desenvolvimento dessa especialidade no mundo.

Recentemente eleito O Melhor da História, segundo um programa com uma participação decisiva do público na Radio Televisión Española (RTVE), partilhou o Prémio Nobel da Medicina em 1906 com o médico italiano Camillo Golgi.

Representante do Património Cultural Imaterial, devido ao seu papel de socialização e fraternidade, o Legado Cajal é constituído por mais de 28 mil objectos conservados no Instituto Cajal desde a sua morte.

São objectos científicos e técnicos, como material de laboratório e placas histológicas com inscrições de próprio punho, bem como desenhos, de valor excecional, porque com eles mostrou as complexas texturas do sistema nervoso.

Para além disso, publicações, um grande arquivo fotográfico, a sua cadeira e bancada de trabalho, e um interessante grupo de objectos pessoais, são também objeto de uma grande atenção.

Além disso, foram apreendidas publicações, um vasto arquivo fotográfico, a sua cadeira e secretária e um interessante conjunto de objectos pessoais, como os seus últimos óculos, a carteira, a bengala e a túnica de professor, bem como importantes condecorações, informou na terça-feira o Ministério da Cultura espanhol.

As suas descobertas sobre a estrutura do sistema nervoso e o papel do neurónio estiveram na base do Prémio Nobel partilhado. O Legado Cajal foi declarado Memória do Mundo pela Unesco em 2017 e está ligado à agência estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

Por outro lado, foi reconhecido o “toque tradicional de guitarra em festas participativas” como Manifestação Representativa do Património Cultural Imaterial, ligado às culturas rurais e aos seus modos de expressão comunitários.

Para além do seu valor musical, tem valores sociais de identidade, de pertença a uma comunidade e de socialização e fraternidade entre pessoas de diferentes idades, sexos e origens, sublinha o parecer governamental.

ro/ft/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES