26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba: Grande Mestre Pintor Sosabravo, as cores que já existiram

Cuba: Grande Mestre Pintor Sosabravo, as cores que já existiram

Havana, 2 abr (Prensa Latina) As cores vivas da obra do Grande Mestre Cubano das Artes Plásticas Alfredo Sosabravo já foram a luz para os objetivos que hoje são essas nuances criadas como uma evolução.

Por Daimarelys Pérez

O seu estilo foi muito próprio no passado, permanece no presente e perdurará no futuro; Foi assim que alcançou a personalidade única que atualmente caracteriza as suas pinturas a óleo, esculturas, vidros e todo o conjunto de materiais utilizados para obter essa estética.

Em entrevista exclusiva à Prensa Latina, Sosabravo (1930), pintor, gravador, escultor, desenhista, ceramista e nonagenário moderno, ainda em atividade (embora de forma mais lenta) aos quase 94 anos, referiu-se ao fato de ter uma muita força para pintar, mas agora o faz com menos rigor, justamente para cuidar de si mesmo.

Continuo pintando como sempre, nem a vontade nem as forças me faltaram, mas limitei o meu horário de trabalho para não me desgastar pela idade física, não pela idade mental, disse o artista. Já suspendi viagens longas desde o ano passado, porque é energia que estou gastando, acrescentou.

Respeito os meus horários de levantar de manhã, os horários de cada refeição, acrescentei à minha rotina diária durante muito tempo a atenção a um lindo jardim que eu mesmo preparei e depois do café da manhã caminho um pouco por ele, que Eu realmente gosto, disse ele à Prensa Latina.

Pintor, finalmente, é capturado pelo amor e pela inclinação por aquela gama de cores que vem da natureza.

Sosabravo explicou a este médium como distribui suas atividades diárias de forma organizada e prudente, sem deixar de encontrar os amigos, tirar uma soneca ou escovar os dentes.

Em relação aos intervalos após o almoço, o criador esclareceu como os realiza.

Depois daquele momento sagrado tiro uma soneca sentado, nada deitado, mas gosto de estar sempre ativo, tanto física quanto mentalmente, confessou.

Amante de filmes de romance, thrillers e mistérios ao estilo de Agatha Christie, Sosabravo vive a vida com amor e sabedoria, respeita-a, aprecia-a e desfruta-a.

É considerado um dos cubanos mais importantes nas artes e no design e, por ser tão rigoroso no seu trabalho, tornou-se também um dos mais originais criadores de expressões bidimensionais das artes plásticas deste país.

Pinto por prazer, para alimentar o espírito, observou, mas isso também me traz benefícios econômicos que cobrem as minhas necessidades, como todos os outros têm.

Há muito tempo que queria fazer uma exposição pessoal, mas falta-nos espaço; Não posso ir ao Museu de Belas Artes porque há dificuldades por causa das escadas, lamentou.

O Grão-Mestre cubano dá grande importância à figura humana e, nas suas palavras, tenta inseri-la num ambiente que valoriza a geometria.

Como estudei geometria em 1955 na Escola de Pintura San Alejandro, isso me marcou muito, portanto, nas minhas pinturas procuro incluir elementos geométricos, principalmente nos fundos, comentou. A policromia vem dos últimos 20 anos, se você ver os primeiros trabalhos percebe que há menos cor; Antes eu usava mais sombras, agora estou fazendo muita colagem de tecido e as que uso às vezes vêm de fábricas com muito pigmento, são telas muito alegres, ela compartilhou em sua entrevista.

Isto obriga-me a que o resto da pintura tenha cor suficiente para harmonizar tudo, caso contrário os tecidos parecem uma coisa colada. Esse é o principal resultado, acrescentou.

Durante anos o artista trabalhou com cerâmica e escultura, e também se referiu a isso no que diz respeito às nuances que utilizou.

A técnica, por exemplo, com vidro, que comecei em 1998, tem muita vida, destacou.

Quer dizer, a cor me pegou de uma forma da qual não consigo escapar. Tenho que dominá-lo para que ele não me domine, reconheceu o autor de obras como “Retrato de uma Mulher Egocêntrica”, “Personagem em Frente ao Sol” ou uma das mais conhecidas “O Outro Rapto da Europa”.

Sosabravo tem razão e razão quando afirma que ultrapassou os 90 anos de idade física e mentalmente calmo, em forma, o que consegue sem e com excessos: Sem que respeitem os horários, tanto para alimentação como para descanso, porque não quer ser um “velho exausto”, disse ele rindo. Sim, com excessos, mas com felicidade, harmonia, sorrisos e alegria, estes e o conhecimento nunca são suficientes, concluiu.

mem/dpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES