18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Uruguai é o país menos religioso da América Latina

Uruguai é o país menos religioso da América Latina

Montevidéu, 28 mar (Prensa Latina) A Semana Santa está se tornando cada vez mais turística no Uruguai, onde os devotos cristãos estão em um nível mais baixo de todos os tempos.

Isso foi relatado na edição de hoje do jornal El Observador, que lembra que uma lei que pôs fim aos nomes religiosos em feriados como a Semana do Turismo está em vigor há 105 anos.

Em duas décadas, a porcentagem de uruguaios que se definem como cristãos caiu pela metade, enquanto o número de ateus, agnósticos ou aqueles que não têm religião alguma dobrou. Isso é confirmado pela série de pesquisas do Latinobarómetro, diz a publicação.

Menciona entre as possíveis causas o progresso na igualdade das mulheres, a falta de atitude da Igreja em relação aos casos de pedofilia e o nascimento de “novas autoridades religiosas”.

“Nos estudos que temos observado, especialmente em Montevidéu, que cada pessoa é sua própria autoridade religiosa. Isso não significa que todo mundo faz o que quer, mas que as tradições ainda são relevantes, mas estão misturadas com novos estilos de vida”, disse o jesuíta Gustavo Moranello, que tem doutorado em ciências sociais.

A verdade é que no Uruguai, que no início do século XX separou a religião do Estado, o processo de declínio do cristianismo começou mais cedo e parece mais acentuado.

De acordo com o Latinobarómetro, é o país menos religioso da América Latina, diz El Observador.

A última Pesquisa de Gênero e Gerações mostra que no Uruguai a religião é dividida por zonas.

Na fronteira com o Brasil, um quinto dos adultos se considera protestante (quase todos evangélicos pentecostais).

Em Montevidéu e na costa sudeste, por outro lado, os ateus, agnósticos e crentes fora das instituições religiosas ultrapassam a metade da população.

mem/ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES