18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Federação Rural reclama de atrasos na taxa de câmbio no Uruguai

Federação Rural reclama de atrasos na taxa de câmbio no Uruguai

Montevidéu, 28 mar (Prensa Latina) A Federação Rural (FR) do Uruguai pediu hoje uma retificação na valorização do dólar no mercado nacional e acusou o setor de "total perda de competitividade".

Sob o título “O campo e o eterno retorno do atraso cambial”, a Federação afirma em um comunicado que, no atual ano eleitoral, o setor agrícola “se vê mais uma vez transferindo recursos para manter um nível de consumo que continua a crescer”.

O documento afirma que “é necessário aumentar a produção para cobrir impostos e custos operacionais em pesos”, especialmente após “a maior seca dos últimos 70 anos, que custou US$ 1,883 bilhão”.

O sindicato também lista no comunicado o aumento de 13% em agosto do ano passado no porto de Montevidéu das tarifas em dólares para exportações, e adverte que o setor agrícola registrou um aumento de 48% no nível de endividamento entre 2022 e 2023.

“A perda de competitividade é total”, enfatiza o FR, e ressalta que “o valor do dólar teria que estar em 58 pesos para poder igualar o nível médio de referência”. Atualmente, um dólar equivale a cerca de 37 pesos uruguaios.

Em entrevista ao La Diaria, o economista Martín Vallcorba reconheceu que as causas do atraso bancário incluem “as escolhas de política monetária implementadas pelo Banco Central” (BCU) do Uruguai.

Mas ele colocou a diferença em relação ao dólar entre 15 e 20%, e não em 58 pesos por dólar, como exigido pelo FR.

O presidente do BCU, Diego Labat, argumentou que atuar sobre a taxa de câmbio nominal “não garante uma taxa de câmbio melhor”.

Ele insistiu que o uso de recursos do Estado para “aumentar artificialmente a taxa de câmbio” poderia “liquefazer os salários”.

Enquanto isso, a moeda norte-americana está em seu valor mais baixo em oito meses e é oferecida a 36,40 pesos nas casas de câmbio.

mem/ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES