27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Prefeito chileno acusado de desqualificar sistema eleitoral

Prefeito chileno acusado de desqualificar sistema eleitoral

Santiago do Chile, 27 mar (Prensa Latina) As declarações da prefeita da comuna chilena de Providencia, Evelyn Matthei, sobre uma possível fraude nas eleições municipais geraram rejeição nesta quarta-feira por seu questionamento à transparência do Serviço Eleitoral (SERVEL). A polêmica surgiu quando o Servel propôs que as eleições para eleger governadores regionais, conselheiros, prefeitos e vereadores ser feitas em dois dias, visando evitar o congestionamento devido ao alto número de eleitores e ao grande número de candidatos e cargos em disputa.

Em resposta a essa iniciativa, a prefeita, integrante da União Democrática Independente (UDI), de direita, disse não concordar com a proposta devido à “enorme” possibilidade de fraude.

“Não estou feliz com a ideia de uma eleição em dois dias. A verdade é que é quase impossível controlar a fraude”, disse a prefeita, que as pesquisas colocaram em primeiro lugar para a eleição presidencial de 2025.

Para o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve, o questionamento de Matthei sobre a transparência do sistema eleitoral é muito sério, e ele lembrou que, desde o retorno à democracia em 1990, não há precedentes que sustentem suas preocupações.

Enquanto isso, o governador da Região Metropolitana, Claudio Orrego, lembrou a Matthei que ambos foram eleitos em uma votação de dois dias e que não houve fraude.

Orrego fez referência às eleições municipais de 2021, quando a votação também aconteceu em dois dias para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19.

Nas redes sociais, Juan Carlos Urzua, presidente do Partido Liberal, denunciou a tentativa provocativa do prefeito de Providencia, muito ao estilo de Trump e Bolsonaro, e pediu cuidado, respeito e proteção às instituições.

“O que Matthei fez me parece irresponsável e impróprio de alguém que pretende ser candidato à presidência em nosso país”, disse Marcos Ilabaca, deputado do Partido Socialista.

O projeto de SERVEL de dividir as eleições municipais em dois dias será debatido em breve no Congresso, onde tem o apoio dos partidos da aliança do governo e a rejeição da UDI e dos republicanos (extrema direita).

ro/car

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES