27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU disponibiliza assistência a Cuba para desenvolvimento de MIPYMEs

ONU disponibiliza assistência a Cuba para desenvolvimento de MIPYMEs

Havana, 27 mar (Prensa Latina) Agências, fundos e programas da ONU estão à disposição de Cuba nesta quarta-feira para ajudar a promover as micro, pequenas e médias empresas (MIPYMEs), as cooperativas e o trabalho autônomo, informou um funcionário.

O coordenador residente do sistema da ONU, Francisco Pichón, ratificou a disposição de ajudar em uma publicação digital sobre o trabalho da organização em Cuba.

Segundo ele, as autoridades cubanas têm interesse em alinhar o setor não estatal com prioridades do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030 e com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para as entidades da ONU em Cuba, uma das áreas de trabalho “mais difundidas” atualmente responde à necessidade de fornecer aos novos empreendedores as ferramentas e o conhecimento para começar.

“Promover sua inclusão financeira, fornecer-lhes metodologias para seus planos de negócios, ajudar a conectar seu potencial com as prioridades do desenvolvimento municipal, são algumas das questões abordadas não apenas na esfera teórica, mas também no apoio a iniciativas concretas, disse o funcionário.

“Queremos ser parte dos desafios e das soluções”, disse Pichón, que valorizou a disposição de apoiar os atores econômicos para sua integração em programas de transformação produtiva e “em um tecido empresarial cada vez mais articulado como um sistema, pronto para ser inserido em cadeias de valor internacionais”.

Queremos apoiar, acrescentou, a construção de um ambiente político favorável face às limitações de acesso a financiamento, infraestrutura e tecnologia.

Segundo o representante, também é importante promover o contato com as melhores práticas internacionais para promover a aceleração de marcos regulatórios e negócios inclusivos, com igualdade de gênero, em um contexto em que a participação de mulheres como sócias em MIPYMEs é de apenas cerca de 24%.

“As capacidades, recursos e mandatos de nossas agências, fundos e programas estão à disposição do país para que, junto com contrapartes nacionais, parceiros de cooperação e outros possíveis atores, possamos nos propor a ir mais longe no futuro”, resumiu.

Os dados da ONU, lembrou ele, corroboram que as MIPYMEs representam cerca de 90% das empresas e mais de dois terços dos empregos no mundo todo, o que confirma sua capacidade de gerar trabalho decente, contribuir para o crescimento econômico inovador e inclusivo e apoiar os desafios econômicos, sociais e ambientais impostos pela Agenda 2030.

Em um contexto global marcado por indicadores de lenta recuperação pós-pandemia, conflitos geopolíticos e pouco progresso nas metas dos ODSs, adicionar esses atores aos esforços dos governos e do setor público em geral representa uma oportunidade de agregar capacidades e recursos às prioridades de desenvolvimento sustentável, disse o especialista.

ro/mjm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES