27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China consolida liderança nas exportações de baterias de lítio

China consolida liderança nas exportações de baterias de lítio

Beijing, 27 de mar (Prensa Latina) A China ocupa hoje a liderança mundial entre os exportadores de baterias de lítio, em linha com a transição energética que conduz o país no seu caminho para o desenvolvimento verde.

De acordo com a Associação da Indústria de Energia Química e Física, as vendas de baterias de íons de lítio atingiram um recorde, ultrapassando US$ 650 bilhões em 2023, um aumento anual de 27,8%.

Os principais mercados para estas exportações foram os Estados Unidos, a Alemanha e a Coreia do Sul. O segundo maior exportador depois da China é a Polónia com mais de 118 bilhões de dólares, o terceiro é a Coreia do Sul, com vendas superiores a 72 bilhões de dólares e a Alemanha ficou em quarto lugar com cerca de 62 bilhões de dólares.

CATL, BYD e Funeng Technology são as três principais empresas chinesas em termos de escala de exportação.

Em declarações à Prensa Latina, You Zhen Heng, gerente de consultoria da empresa Dax-Tech New Energy, comentou que no mercado interno os fabricantes de baterias têm hoje maior demanda.

Conforme explicado, eles produzem diariamente 600 módulos de baterias que têm vida útil de 10 anos e são utilizados principalmente na indústria solar e eólica para armazenamento de energia devido ao plano nacional de transição energética.

Segundo o especialista, a empresa realiza pesquisa e fabricação de módulos de baterias e sistemas centralizados de armazenamento de energia.

Da mesma forma, produz gabinetes capazes de conter até oito desses módulos e, portanto, disponíveis para armazenar cerca de 215 quilowatts por hora.

“Isto beneficia tanto edifícios grandes como pequenos, cada módulo tem 52 unidades de baterias, estamos presentes em todo o país, ao mesmo tempo que exportamos para a Europa”, acrescentou.

A Dax-Tech é uma pequena empresa com 670 trabalhadores que começou neste mercado em 2022, mas já conta com clientes tão importantes a nível nacional como as petrolíferas Sinopec e PetroChina, além da State Grid, a maior operadora de rede elétrica do mundo.

“Devido ao objetivo do governo de reduzir as emissões de carbono e utilizar mais energia limpa, nossos módulos e gabinetes são mais procurados para o desenvolvimento econômico do país, é a nossa oportunidade de contribuir para uma China mais bonita”, enfatizou You.

oda/idm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES